21/12/2016 - 7 minutos de leitura.

Fiat Uno Sporting 1.3 encara VW Up! TSI

Up! TSI e seu 1.0 turbo com injeção direta e até 105 cv encara o Uno Sporting, que trocou o antigo 1.4 pelo 1.3 de até 109 cv

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Um tem motor de quatro cilindros e aspiração natural. O outro compensa o cilindro a menos com um turbocompressor. O primeiro é o Fiat Uno Sporting, que recentemente teve o 1.4 substituído pelo novo 1.3 e parte de R$ 49.340. O outro é o Volkswagen Up! TSI, tabelado entre R$ 49.585 (versão Move) e R$ 55.119 (Speed, como a das fotos). Nesse comparativo os dois travam um duelo de pequenos espertinhos.

No visual, o Uno deixa mais evidente sua aspiração à esportividade. Ela está nos novos grafismos laterais, no escapamento central duplo (como no Mini Cooper S) e em detalhes vermelhos no acabamento do quadro de instrumentos, volante, maçanetas e bancos.

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O Up! é mais discreto. Mesmo na versão Speed (a única que ostenta faixas laterais), os retrovisores são pintados de azul, cor que não costuma estar associada à esportividade.

Aparência à parte, quando se pisa no acelerador as coisas mudam. O Up! demonstra ter temperamento muito mais nervoso que o Uno. O pequeno Volkswagen apresenta reações sonolentas até as 2.000 rpm, mas depois disso, quando a turbina “enche”, ele se torna uma agradável pimentinha, que se traduz em ótimas respostas. Conforme dados da VW, o carrinho vai de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos. O Fiat requer 9,8 segundos para a mesma tarefa.

Além dos números, o fato é que, ao volante, o Up! agradará mais os que buscam dinamismo. Os dois compactos têm direção elétrica (recém-chegada no Uno), mas no Up! as respostas são mais precisas.
O mesmo vale para a suspensão. A do Volkswagen é mais firme, enquanto no Fiat o acerto privilegia o conforto.


Quanto aos freios, as respostas também são mais precisas no Up!. Ao Uno, falta progressividade. No início do curso, o sistema quase não atua, para em seguida estancar o carro de vez.

Os engates de câmbio são melhores no Up!. Resumindo, para quem deseja um compacto com reações nervosas, o Volkswagen é a melhor opção.


Só o Uno vem de série com start&stop (sistema que desliga e religa o motor em paradas de semáforo, por exemplo). Opcionalmente, há assistente de partida em rampa (não deixa o carro voltar sozinho em subidas), item não disponível no Up!.

Os passageiros também dispõem de mais espaço no Volkswagen. Isso porque, embora seja mais curto (3,60 metros, ante os 3,82 m do Uno), o Up! tem maior distância entre os eixos. São 2,42 m, ante os 2,38 m do concorrente da Fiat.

O mesmo vale para o porta-malas: a área é equivalente nos dois carros, mas no Fiat o estepe forma um calombo, que o carpete não esconde. No Up!, há uma prateleira que permite organizar melhor as bagagens.


Up! é mais tecnológico. O novo motor 1.3 Firefly da Fiat representa uma grande evolução em relação ao antigo 1.4 Fire. Além do aumento de potência (de 88 cv para 109 cv, com etanol), há, entre os avanços, comando variável de válvulas e bloco feito de alumínio. Ainda assim o 1.0 da Volkswagen é mais moderno. Tem quatro válvulas por cilindro (duas no Uno), comando duplo (simples no Fiat), injeção direta (a queima de combustível é melhor), turbo e gera até 105 cv.

Além da mecânica mais avançada, o Up!, que é mais caro, traz de série itens que estão na lista de opcionais no Uno, como sistema de som mais avançado, controle de tração e terceiro apoio de cabeça no banco traseiro. Completo, o Fiat vai a R$ 53.930, mas seu som tem reprodução abafada e botões duros. No Up! há até navegador GPS – vendido como acessório.


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