A Fiat vai voltar a produzir em Betim (MG) o Grand Siena equipado com kit de GNV de fábrica. O sedã era montado por lá até 2017 com o sobrenome Tetrafuel, que não deve ser adotado no retorno do carro às lojas. As informações são do jornal mineiro O Tempo.
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A alcunha era usada para mostrar que o carro poderia rodar com gasolina, etanol, GNV e gasolina pura, sem etanol na mistura. A Fiat ofereceu o sistema de GNV instalado de fábrica desde 2006, ainda na geração anterior do Siena. O modelo era voltado para frotistas, mas podia ser comprado por pessoas físicas. A versão a gás, aliás, deverá ser o único Siena a ser “ressuscitado”.
Descontos para GNV
Em estados como o Rio de Janeiro, carros movidos a GNV têm desconto no IPVA, o que encoraja a instalação dos kits. No Rio, os veículos com o sistema também foram isentados da vistoria anual para retirada do CRLV. A isenção vale já para 2019. Para o Detran fluminense, a vistoria obrigatória do sistema de GNV feita pelo Inmetro será suficiente para aprovar a emissão do CRLV.
Segundo a reportagem do “O Tempo”, outras marcas poderão seguir a Fiat e criar versões com o sistema de fábrica. A Ford chegou a oferecer uma versão da Ranger com o sistema. Ainda na geração antiga, o modelo era equipado com motor de 2,3 litros e tanques de GNV na caçamba.
O Grand Siena era especialmente preparado para receber o kit. Com gerenciamento eletrônico, o sistema podia alternar entre os combustíveis sem intervenção do motorista. Caso o motorista precisasse de mais força, por exemplo, o próprio carro passaria a usar gasolina ou etanol, que produzem mais força do que o GNV.