Fiesta se destaca em vendas em 2013

Hatch da Ford foi o segundo modelo mais emplacado em dezembro e fechou o ano passado na quarta posição do ranking geral

Por 12 de jan, 2014 · 4m de leitura.
Fiesta. Nacional desde abril, nova geração impulsionou vendas

O Volkswagen Gol completou 27 anos na liderança de vendas do mercado brasileiro em 2013, mas o grande destaque do ranking foi o Fiesta. Com 136.712 emplacamentos, o hatch ficou em quarto lugar na lista – no ano anterior o Ford havia ficado na sétima posição, de acordo com dados da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias do País.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook


++ Veja as fotos do novo Ford Ka

O avanço do Fiesta é resultado da chegada da versão nacionalizada da nova geração. O hatch, que era importado do México, passou a ser feito em São Bernardo do Campo (SP) em abril. Entre os destaques há a diversidade de versões, com duas opções de motor e tabela entre R$ 39.890 e R$ 56.840.

Com o bom resultado, o modelo da Ford chegou à liderança do segmento de hatches compactos “premium”, que até 2012 era do Volkswagen Fox. No ranking geral de vendas de 2013 há três modelos da Fiat entre os dez mais emplacados. A segunda posição ficou com o Uno e a terceira, com o Palio. Trata-se do mesmo trio que encerrou 2012 nas três primeiras posições da lista.


Entre as novidades estão Chevrolet Onix (oitavo colocado) e Hyundai HB20 (nono) ambos em seu primeiro ano cheio de vendas. Os dois foram lançados no Brasil no fim de 2012.

O maior “perdedor” de 2013 foi o Celta. O Chevrolet havia encerrado 2012 na quinta colocação do ranking e, no ano passado, ficou apenas com o 13º lugar, com 74.647 unidades.

A partir de agora, o hatch passa a ser oferecido apenas na versão mais completa, de quatro portas. A de duas não pode receber air bags e ABS, itens que passaram a ser obrigatórios.


Dezembro. Ao considerar apenas os emplacamentos do mês passado, o Gol ficou no primeiro lugar. O segundo mais vendido foi o Fiesta. O Palio ficou na terceira posição e o Siena, também da Fiat, encerrou o mês em quarto. Já o Uno, cujos números de vendas englobavam o Mille, que deixou de ser fabricado, caiu para a quinta colocação.