
O Fiesta sedã é um daqueles carros bons de dirigir, que por vezes passam a impressão de serem até menores do que de fato são. O Ford encanta por ter dirigibilidade bem superior à dos rivais. Basta uma sequência de curvas rápidas para mostrar a que veio, com um ajuste fino de suspensão e um comportamento dinâmico muito bom.
As mudanças de direção são bem controladas e há pouca rolagem da carroceria, enquanto o motorista tem total controle das reações do sedã.
Além disso, como o hatch, ele se sobressai aos rivais pela tecnologia embarcada. Com tabela inicial de R$ 53.190, traz única versão de motor, o 1.6 de 130 cv, com comando variável de válvulas duplo. O programa eletrônico de estabilidade (ESP) é item de série.
Também de fábrica é o câmbio manual de cinco marchas. O automatizado de seis, com duas embreagens, está na lista de opcionais. É uma transmissão um tanto barulhenta, mas superior às de embreagens simples ou automáticas.
Também se destacam no carro os air bags laterais e frontais, o ar-condicionado automático, a direção elétrica e o sistema multimídia Sync. Um pacote de respeito, que justifica seu preço alto.
Por ora, o Fiesta Sedan é importado do México. Diferentemente do que ocorre com o hatch, que foi nacionalizado no ano passado.
PRÓS:
Dirigibilidade
Fiesta tem comportamento dinâmico ótimo e agrada com a boa afinidade entre motor e câmbio automatizado.
CONTRAS:
Preço Salgado
Versão de topo Titanium, com câmbio Powershift, custa R$ 63.290, um valor muito alto para um sedã compacto.