
Melhor entre todos os eleitos no ano passado, o Ford Fiesta conquista o bicampeonato em sua categoria. De 2013 para cá, o segmento mudou pouco: há novas versões de Peugeot 208 e Citroën C3, que ficaram mais atraentes, mas não o suficiente para superar a tecnologia embarcada no hatch feito em São Bernardo do Campo (SP).
Com R$ 42.990 de preço inicial, o Fiesta traz recursos que até então estavam disponíveis só em modelos mais caros, como o controle eletrônico de estabilidade (ESP) e duplo comando variável de válvulas.
Seus principais concorrentes – além dos carros das marcas francesas, há ainda o Chevrolet Sonic e o Fiat Punto – ainda não receberam essas tecnologias.
Esses recursos estão disponíveis nas versões mais caras, com motor 1.6, que têm preço inicial de R$ 49.490. Há também, opcionalmente, câmbio automatizado de duas embreagens, outra inovação do Fiesta para a categoria. O bom propulsor gera até 130 cv e deixa o carro esperto, além de contribuir para sua excelente dirigibilidade.
Com o 1.5 de até 111 cv e comando variável apenas nas válvulas de admissão, o Fiesta tem respostas satisfatórias, mas não empolgantes. Nesta versão, é só mais um na multidão, sem se destacar ante os rivais. Os pontos fracos são o acabamento interno e o sistema de som pouco intuitivo.
PRÓS
Tecnologia
É o único do segmento com comando variável duplo de válvulas, ESP e câmbio com duas embreagens.
CONTRAS
Acabamento
Materiais são de qualidade inferior à da maioria dos concorrentes. Rádio tem comandos pouco intuitivos.