Você está lendo...
Eclipse em que Dener morreu é resgatado por filhos do craque do Vasco
Notícias

Eclipse em que Dener morreu é resgatado por filhos do craque do Vasco

Jogador dormia no banco do carona do Mitsubishi Eclipse quando o motorista perdeu o controle e bateu em uma árvore, em 1994

Diogo de Oliveira, special para o JC

17 de set, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

eclipse
Dener Augusto de Sousa, o Dener, morreu 17 dias após completar 23 anos
Crédito:Delfim Vieira/AE

O enredo é digno de filme. Após 26 anos da morte de Dener, seus filhos, Denis, Felipe e Matheus, resgataram o Eclipse GS em que o jogador do Vasco morreu. No dia 19 de abril de 1994, o meio-campista estava no banco do carona de seu Mitsubishi branco, quando o motorista perdeu o controle e bateu em uma árvore.

Eclipse
MARCIO FERNANDES/ESTADÃO

Os filhos de Dener acreditavam que o esportivo japonês havia se perdido. Mas o carro estava em um galpão próximo ao estádio de São Januário, sede do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. O carro foi levado ao local pelo ex-vice-presidente de futebol do clube, José Luiz Moreira.

Publicidade


O paradeiro do Eclipse foi revelado no dia que marcou os 25 anos do fatídico acidente. Foi quando Moreira mostrou, em uma reportagem veiculada na TV Globo, onde o carro estava guardado.

Apelidado de “pássaro” por Dener, em referência ao desenho e ao bom desempenho, o Eclipse branco ainda guarda as marcas da tragédia. Até a placa DNR-0010, com as iniciais do jogador e o numeral de sua camisa favorita. O plano de Denis, Felipe e Matheus é restaurar o esportivo e deixá-lo o mais próximo possível do original.

Eclipse

MITSUBISHI/DIVULGAÇÃO

Restauração

A restauração será feita pela Dimensions em Vinhedo (SP). Trata-se da oficina que reforma os carros exibidos no quadro “Lata Velha”, do programa “Caldeirão do Huck”, da TV Globo. Segundo os sócios da empresa, o Eclipse deve ficar pronto em cerca de 40 dias.

Como o modelo é dos anos 1990 e há dificuldade em encontrar peças de reposição no mercado, outro Eclipse foi adquirido para servir de “doador” de componentes. Depois que estiver 100% recuperado, o Eclipse será um dos protagonistas de um futuro documentário sobre o craque.

Os filhos do ex-jogador estão produzindo o filme que contará a história do craque. Desde a infância em São Paulo, onde ele nasceu, ao trágico acidente. Dener tinha apenas 23 anos, era ídolo no Vasco e estava em ascensão na carreira.


O meio-campista era considerado como a maior promessa do futebol brasileiro da época. O jogador havia recebido o Eclipse  em 1993 como parte do acordo para assinar com a Portuguesa de Desportos, se ex-clube.

História do Eclipse

Com a reabertura do Brasil às importações, no início dos anos 1990. os carros, sobretudo os esportivos, projetavam ainda mais status e poder do que hoje. Um dos primeiros a chegar foi o Mitsubishi Eclipse, a partir de 1991.

O cupê de duas portas e quatro lugares feito no Japão tinha desenho bastante moderno para a época. Mas a imagem de carro de luxo era restrita ao Brasil. No resto do mundo, o Eclipse era vendido como um esportivo de entrada.


Com preço relativamente acessível, o Eclipse tinha a mesma mecânica do Galant. Na versão GS, com a do carro de Dener, o motor 2.0 gerava 136 cv. A potência era adequada ao sedã médio, mas estava longe de entregar a esportividade que as linhas do modelo inspiravam.

Havia uma versão turbinada do mesmo quatro-cilindros a gasolina. Os 192 cv e 28 mkgf de torque eram números mais condizentes com o visual arrojado da primeira geração do cupê da Mitsubishi.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Deixe sua opinião