A 20th Century Fox revelou o primeiro trailer do filme “Ford v. Ferrari”. O filme retrata a saga da empresa para construir o Ford GT40, que quebrou paradigmas e derrotou a Ferrari nas 24 Horas de Le Mans em 1966. A estreia está programada para 15 de novembro nos Estados Unidos.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Com Matt Damon no papel de ninguém menos que Carroll Shelby e Christian Bale como Ken Miles, o primeiro piloto de testes do carro, o filme já deve entrar na listinha de aficionados por automobilismo.
Cheio de ação, o longa retrata os pormenores das decisões tomadas pela Ford para criar o esportivo. O GT40 ganhou Le Mans quatro vezes seguidas, entre 1966 e 1969. Ele fez a marca ser a montadora americana a ganhar mais corridas europeias desde a Duesemberg nos anos 1920. A Ferrari havia ganhado Le Mans seguidamente entre 1960 e 1965.
O GT40
O desenvolvimento do carro teve participação ativa de Henry Ford II, que queria um carro para vencer a Ferrari em Le Mans. A richa entre as duas marcas começou antes, em 1963. Foi quando Enzo Ferrari demonstrou interesse em vender a marca para a Ford.
A gigante americana gastou milhões de dólares em negociações legais para viabilizar a compra. Tudo para que a Ferrari encerrasse as conversas por não querer que a Ford controlasse a divisão de corridas da italiana.
O GT40 nasceu com motores V8 da Ford, preparados por Carroll Shelby, e chassis da Lola. Os V8 tinham entre 4,2 e 7,0 litros, os maiores usados pela Ford na época. O 40 do nome representam a altura do carro em polegadas, ou apenas 1,02 metro de altura, regra da categoria na época.
A primeira participação do GT40 em Le Mans já trouxe a vitória para a Ford. O feito foi conseguido pela dupla de pilotos neozelandeses Bruce McLaren e Chris Amon. Ken Miles, retratado no filme por Christian Bale, morreu num trágico acidente no mesmo ano durante os testes do GT40 J-car. O modelo tinha carroceria mais aerodinâmica, que deu origem à quarta geração do modelo de corrida.
ASSISTA AO TRAILER DO FILME