Pegar a estrada nem sempre é algo corriqueiro para a maioria dos motoristas. Por isso, algumas medidas devem ser tomadas para que qualquer viagem, seja para lazer ou trabalho, transcorra sem sustos ou gastos desnecessários.
Antes de tirar o carro da garagem, vale se preocupar com os documentos. Verifique se está tudo em dia. Documentos fora da validade podem causar problemas em blitzes policiais. O motorista pode circular com a carteira vencida por até um mês, prazo para dar entrada na renovação.
O carro também precisa estar em ordem para encarar longas distâncias. Pneus, fluidos, palhetas de para-brisa e funcionamento das luzes e faróis devem ser checados antes de colocar a família no carro e cair na estrada. Em caso de chuva, palhetas ressecadas reduzem muito a visibilidade e prejudicam a segurança.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Fique atento ao que as estradas oferecem
É bom também programar o roteiro da viagem antes de partir, para evitar se perder pelo caminho e alongar o tempo de rota. Um aparelho de GPS ajuda bastante, mas uma simples pesquisa na Internet antes de partir pode salvar na hora de atender àquela indicação em cima da hora do GPS do painel do carro. Mesmo um mapa em papel, ou um guia de viagens podem ser cruciais.
Para quem leva crianças no banco traseiro, é importante conhecer pontos de parada seguros, onde os pequenos possam se distrair durante o percurso. Algum entretenimento a bordo, como videogames portáteis e até mesmo um CD ou pendrive com as músicas preferidas dos pimpolhos é capaz de acalmá-los ao longo do trajeto.
Uma vez na estrada, o motorista deve ter muita atenção. Tranquilidade ao volante se traduz em segurança para todos que viajam. Olho vivo nos espelhos e na movimentação dos carros ao redor. Programe ultrapassagens, principalmente se o motor do carro for de menor capacidade, ou se o veículo estiver muito carregado.
Ao voltar de viagem, faça uma nova verificação no carro, principalmente se tiver passado por estradas de terra ou esburacadas. Um alinhamento e balanceamento das rodas devem ser suficientes para corrigir qualquer alteração no comportamento do carro.
E, se mesmo com toda essa precaução ainda acontecer alguma coisa, anote o telefone da concessionária da rodovia que rodar pegar para evitar sustos maiores:
AUTOBAN – 0800 055 5550 – Serviços de saúde e de corte de cabelo aos caminhoneiros, área de descanso, câmeras com imagens em tempo real e informações do tráfego em painéis.
ECOVIAS – 0800 19 78 78 – Bebedouros e sanitários em sete bases operacionais. Informações em tempo real por meio do Twitter (@_ecovias) e dos painéis eletrônicos.
ECOPISTAS – 0800 777 0070 – Postos de atendimento com banheiros e fraldários. Câmeras ao vivo e mapa de atualização do tráfego. Informações no Twitter (@ecopistas).
NOVA DUTRA – 0800 0173536 – Câmeras ao vivo e situação do trânsito em tempo real. Serviço odontológico aos usuários por meio de trailer e áreas de descanso.
VIA OESTE – 0800 701 5555 – Cabeleireiro, massagem e dentista para o caminhoneiro. Sanitários e lavanderia. Informações sobre o tráfego ao vivo por meio de câmeras.
AUTOPISTA FERNÃO – 0800 2830 381 – Informações do tráfego em tempo real, serviço de resgate de animais e bases de atendimento ao usuário.
RENOVIAS – 0800 055 9696 – Notícias sobre tráfego e clima online. Câmeras de monitoramento e relação dos postos de abastecimentos ao longo das rodovias sob a concessão.
SPVIAS – 0800 703 50 30 – Informações sobre as condições de tráfego da estrada em tempo real, câmeras ao vivo e postos de atendimento ao usuário.
TRIÂNGULO DO SOL – 0800 701 1609 – Sanitários, chuveiros, lavanderia e serviços de vigilância em dois postos de atendimento ao usuário.