Fittipaldi guia Lotus de F-1 nas ruas de São Paulo

O piloto brasileiro conduziu na manhã de hoje, na zona sul da capital, o Lotus 72 com o qual venceu sua primeira corrida na Fórmula 1, há 40 anos. Na Marginal Tietê, um dos trechos do passeio, o monoposto atingiu velocidade de 270 km/h

Por 02 de nov, 2010 · 3m de leitura.

(Foto: Sérgio Castro/AE)

Para celebrar os 40 anos de sua vitória inicial na Fórmula 1, no dia 4 de outubro de 1970, o piloto brasileiro Emerson Fittipaldi guiou hoje um carro da categoria pelas ruas de São Paulo.

O monoposto, um Lotus 72, é do mesmo modelo com o qual venceu seu primeiro GP, em Watkins Glen (EUA) – quando ajudou a dar o título a seu companheiro de equipe, morto semanas antes em Monza, o austríaco Jochen Rindt. Com ele, o “Rato” celebrou também seu primeiro título da categoria, em 1972.

Fittipaldi “largou” às 8 horas com o Lotus do shopping Cidade Jardim, na zona sul da capital. Depois, passou pela Marginal do Pinheiros, onde atingiu cerca de 270 km/h.


(Foto: Sebastião Moreira/EFE)

O ponto seguinte foi a Ponte Estaiada, um dos cartões postais de São Paulo. O passeio terminou em um hotel no bairro do Brooklin, também na zona sul.

O passeio com a Lotus marcou o lançamento do projeto “Fittipaldi 40 anos – o Brasil há 40 anos no alto do pódio”, que termina em 2012, celebrando o 40º aniversário do primeiro título do piloto. Também foi uma das ações promocionais para o GP do Brasil de F-1, que ocorrerá no domingo (7) no Autódromo de Interlagos.