No ano passado, a BYD fez média de um lançamento por mês no Brasil. E, pelo que tudo indica, 2025 não vai ser diferente. Uma das próximas apostas da marca chinesa vem em forma de SUV-cupê. Trata-se do Sealion 07 (leão marinho, em inglês), que foi flagrado em Campinas (SP), pela jornalista Andrea Ramos, do Estradão. A julgar pela camuflagem, o modelo, lançado na China em 2023, está próximo de estrear no País – provavelmente neste trimestre.
Ao contrário do último flagra registrado, em setembro do ano passado, na Bahia, é possível notar alguns detalhes extras no modelo. Em uma clara evolução do Seal, o Sealion 07 tem estética frontal semelhante, com destaque para o conjunto óptico exatamente igual. Nas laterais, como manda a cartilha dos SUVs-cupês, têm coluna C inclinada. Ademais, conta com caixas de rodas avantajadas e maçanetas embutidas nas portas. Atrás, tem o mesmo estilo de lanternas do irmão sedã, que se estende de uma ponta a outra da carroceria.

O Sealion 07 é um dos primeiros a usar a nova base e-Platform 3.0 EVO, da BYD. O objetivo é, a princípio, se valer da tecnologia de integração de baterias Cell to Body (CTB), onde o conjunto fica embutido sob o piso. De quebra, a arquitetura elétrica promete mais eficiência e desempenho extra. A recarga do SUV cupê, por exemplo, é mais rápida e permite recuperar entre 10% e 80% da carga em cerca de 25 minutos.

Números
Com a ideia de fisgar a clientela de modelos como o Tesla Model Y, por exemplo, o SUV-cupê tem motorização elétrica e três opções distintas de potência: 231 cv, 313 cv e 435 cv. Esta última, com torque de 70,3 mkgf, leva o carro de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. As duas primeiras contam com tração dianteira, já a mais potente, tem tração nas quatro rodas, onde um motor fica no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. A autonomia vai de 550 km a 610 km, dependendo da versão de acabamento. Números com base no ciclo CLTC.

O que deve oferecer
Ainda não se sabe como a BYD oferecerá o Sealion 07 no Brasil. Entretanto, o modelo deve, como na China, ter tela giratória central de 15,6″, seletor de marchas de cristal, volante com quatro raios e head-up display. A ideia da nova plataforma é, justamente, evoluir o modelo na comparação com os exemplares já existentes. Além disso, conta com sistemas ADAS para assistência ao motorista que oferece, por exemplo, controle de velocidade adaptativo, frenagem automática, troca de faixa autônoma e alerta de mudança de faixa com correção do volante.

O modelo tem 4,83 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,62 m de altura e 2,93 m de entre-eixos — é maior que um Song Plus, por exemplo. Por aqui, deve rivalizar com BMW iX2, Chevrolet Blazer EV e Ford Mustang Mach-e, por exemplo. Seu preço deve girar em torno de R$ 300 mil.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!