GAC? Geely? MG? Nada disso. Jornal do Carro flagrou o JAC QX, o SUV médio plug-in que pode ser um dos próximos lançamentos da marca chinesa no Brasil. O utilitário surgiu sem nenhuma camuflagem no estacionamento de um shopping na Zona Oeste de São Paulo. Questionada pelo JC, a montadora se limitou a dizer apenas que o veículo “está em testes, mas que, por enquanto, não há nenhuma previsão de lançamento”.
O utilitário recarregável entraria na boa disputa no segmento por aqui, que traz BYD Song, Toyota Corolla Cross e GWM Haval H6. São 4,60 metros de 2,72 m de distância entre-eixos, porte de Toyota RAV4.
Visualmente, o QX é mais ousado que a maioria dos rivais bem como os modelos atuais da JAC por aqui. O conjunto óptico dianteiro, dividido em dois ‘andares’, traz, em cima, as luzes diurnas de LED que se integram. Embaixo, estão localizados os faróis de posição em um esquema de quatro projetores em forma de ‘blocos’.

JAC, Hyundai e Chery
A grade forma uma espécie de ‘boca’, mas com aparelho, já que tem detalhes prateados e que avançam no para-choque. De perfil, se sobressaem as rodas escurecidas e as caixas de rodas com molduras plásticas. Atrás, no entanto, um desenho mais convencional com lanternas interligadas e uma simulação de difusor para conotar certa esportividade. As rodas escurecidas completam a estética.
O conjunto mecânico é híbrido plug-in. Ou seja, combina um motor 1.5 aspirado a gasolina de 110 cv a outro elétrico. A potência combinada supera os 200 cv e o torque fica acima dos 30 mkgf. A bateria é de 21,7 kWh, o que gera uma autonomia de 120 km sem gastar combustível. A JAC diz que o QX pode rodar mais de 1.200 km no ciclo combinado.
Dentro, o QX tem volante de Hyundai Creta e painel de Caoa Chery, com uma tela de 24,6 polegadas dividida entre o quadro de instrumento e a central multimídia. O interior é minimalista, com pouquíssimos botões. Já o seletor de marcha do câmbio é giratório.

Por fim, o QX tem bons equipamentos de segurança, com controle de cruzeiro adaptativo, sistema de manutenção de faixa de rodagem e frenagem de emergência.
De volta?
Ademais, a marca chinesa desistiu recentemente comercializar apenas carros elétricos no País, o que praticava desde 2022. O retorno aos motores a combustão aconteceu com a picape diesel Hunter, lançada no final do ano passado. O QX pode explorar o nicho dos híbridos plug-in, em ascensão no Brasil e dominado pelas fabricantes orientais rivais, como BYD e GWM.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!