A primeira picape da história da Kia está chegando. A Tasman, futura rival da Toyota Hilux, está em testes e foi flagrada ainda com camuflagem pesada, mas já revelando detalhes dos faróis. O lançamento acontecerá em 2024 e a picape será um modelo global. Desse modo, pode chegar ao Brasil.
Por meio do flagra feito, na Coreia do Sul, pelo perfil Shorts Car, no Instagram, dá para ver que ainda se trata de um modelo em fase inicial de testes. Bem como em outros flagras, a picape traz faróis e grade dianteira do SUV Mohave. Entretanto, como de praxe, vários panos pretos e adesivos entram em cena para embaraçar as percepções. Ainda assim, há quem aposte que a carroceria aparece fora de proporção, com para-choque traseiro temporário e caixas de roda fora dos padrões.
O que se sabe por enquanto é que a Kia quer rivalizar com outras picapes médias. Todavia, a marca sul-coreana já deixou claro que trata-se de um modelo voltado ao trabalho. Isso, porque a Ásia consome em demasia esse tipo de produto. Por isso, nada impediria a chegada do modelo ao Brasil, afinal, o mercado de picapes vem “bombando” por aqui.
Até o momento não se sabe qual o tipo de motorização oferecida na Tasman. As apostas, entretanto, voltam-se para o diesel. Mecânica híbrida também não está descartada. Afinal, as leis de emissões estão cada vez mais rígidas em praticamente todo o mundo. Portanto, se a ideia é ter um modelo global, deve ser pensada para todos os potenciais mercados.
Cabe recordar que durante o Kia Investor Day, em 2022, a Kia confirmou planos de lançar duas picapes. Elas fazem parte do pacote de 14 novos veículos elétricos que a empresa colocará no mercado até 2027.