A próxima novidade entre os SUVs da Volkswagen foi flagrada em testes em São Paulo. Trata-se do “Projeto VW 246“, que foi clicado por Zanini e apareceu na página do Instagram Falando de Carro. O modelo, de porte inferior a modelos como T-Cross e Nivus, será produzido na fábrica de Taubaté (SP), e tem previsão de chegada para 2025.
O modelo é uma dos 16 lançamentos prometidos pela marca até 2028, e terá a mesma plataforma MQB-A0, emprestada do Polo Track. Mesmo sob forte camuflagem, o futuro concorrente de modelos como o Fiat Pulse e Renault Kardian revelou alguns detalhes. Na dianteira, faróis finos, uma grande entrada de ar no para-choque, junto de duas nas laterais. Na lateral, a linha de cintura tem linha em formato de caimento.
Contudo, na traseira, as lanternas serão interligadas por uma faixa horizontal, que pode ser iluminada, assim como no T-Cross, por exemplo. Além disso, a placa traseira ficará “guardada” dentro do para-choque. No geral, o desenho da carroceria é menos agressivo que o SUV Nivus, porém menos “carregado” que o do hatch Polo.
Novo SUV da Volkswagen deverá ser 1.0 TSI
Não há imagens da interna, mas espera-se que o modelo utilize a nova multimídia VW Play, atualizada. Além disso, deverá manter os níveis de acabamento de outros modelos, como Polo e Virtus, por exemplo. Sob o capô, podemos esperar o motor 1.0 170 TSI, nascido originalmente para o finado Up TSI, e que hoje equipa a linha Polo/Virtus com câmbio manual. Além disso, existe a possibilidade de que o novo modelo também utilize essa transmissão, além do câmbio automático de seis marchas.
Por fim, não se deve descartar a probabilidade de uma versão mais cara do futuro SUV, com o motor 1.0 200 TSI, mais potente, utilizado na linha Polo, Virtus, T-Cross e Nivus, por exemplo. Seja como for, a aposta para esse caso é na transmissão automática como única opção.
O Jornal do Carro também está no Instagram!