A briga pelo posto de elétrico mais barato do Brasil voltará a ficar acirrada. Um flagra do canal @autoinbrasil no Instagram revelou o novo Renault Kwid E-Tech rodando em testes em São José dos Pinhais, no Paraná, próximo da fábrica da marca. Trata-se da primeira vez em que um protótipo da nova geração é vista no Brasil.
O vídeo ajuda a entender que o visual do Kwid será o mesmo usado no Dacia Spring europeu, vendido pela marca romena. Além do visual renovado, a briga mais provável será um contra-ataque contra o bom índice de vendas do chinês BYD Dolphin Mini, por exemplo. Vale ressaltar que o modelo da BYD vende bem mais que o rival franco-romeno.
Nesse facelift, o Kwid elétrico europeu traz um design bem parecido com a terceira geração do SUV Duster. Na dianteira, por exemplo, ganhou uma grade mais elevada na mesma altura dos faróis, com assinatura em LEDs. Estes, aliás, contam com o mesmo desenho em forma de “Y” presente no Duster. Além disso, o hatch compacto também traz novos para-choques.
Na traseira, as mudanças são mais sutis, mas deixam o hatch elétrico mais moderno. As lanternas de LEDs, por exemplo, ganharam um novo desenho e passam a ser conectadas por um aplique horizontal preto fosco. Por fim, a tampa do porta-malas foi remodelada.
Cabine também mudou
Mas não para por aí. Na Europa, a cabine do Dacia Spring também mudou bastante e ficou mais moderna. Para isso, herdou alguns recursos do Duster como, por exemplo, o quadro de instrumentos digital de 7” e o volante multifuncional. Além disso, nas versões mais caras, traz a central multimídia de 10”. No geral, o acabamento permanece o mesmo, com plástico no painel e bancos em tecido simples. Entretanto, há também novas saídas de ar-condicionado e a alavanca de câmbio em formato joystick.
Em termos de tamanho, o modelo ficou menor no comprimento. Desa forma, desceu de 3,73 metros para 3,70 m. O porta-malas, por sua vez, tem capacidade para 308 litros. Quando o assunto é segurança, o subcompacto oferta itens como frenagem de emergência, alerta de saída de faixa e reconhecimento de placas de velocidade, por exemplo.
Quanto vai custar o novo Renault Kwid E-Tech?
O veículo deverá adotar no Brasil o mesmo motor de 66 cv e 11,5 mkgf de torque usado anteriormente, entretanto. Com proposta urbana, ainda conta com bateria de íons de lítio de 26,7 kWh. Assim, segundo o padrão europeu, consegue alcançar 250 km de autonomia. Por fim, em uma fonte de corrente alternada (AC), o modelo consegue recuperar de 0 a 100% da bateria em cerca de 11 horas. Já em corrente contínua (DC), a carga pode ir de 20% a 80% em 45 minutos, segundo a marca.
O Renault Kwid E-Tech pode custar em torno de R$ 115 mil, afim de tornar-se competitivo frente ao Dolphin Mini, seu rival direto. Acredita-se que além da estratégia de preço, o modelo deve permanecer distante da versão a combustão, que talvez nem sequer receba as novidades vindas da China, onde o elétrico é produzido.
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