O trânsito estava muito lento na Marginal Pinheiros, na zona sul de São Paulo, e o carro com placas de teste não tinha por onde escapar. Nem precisava: a camuflagem era pesada para deixar saber ao certo quem ele era. Um 208, de fato. Mas que versão?
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Bem, trata-se da versão brasileira do esportivinho 208 GTi, que deve estrear no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. O carro está em fase de desenvolvimento no País e, segundo fontes, por aqui deve adotar o nome de 208 GT, diferenciando-se do europeu.
As vendas do 208 GT no País, no entanto, só devem começar no ano que vem. Ele será produzido, ao lado das versões sem pimenta – e também do crossover 2008, com lançamento confirmado para 2015 – em Porto Real, no Rio de Janeiro.
O europeu 208 GTi tem motor de 200 cv
Será um modelos com qualidades para concorrer com Audi A1, Citroën DS3 e a versão de entrada do Mini Cooper. Porém, por ser nacional, deverá levar ampla vantagem no preço. Ficará mais em conta que os rivais.
O A1 custa R$ 79.900, o DS3, R$ 81.990 e o Mini, R$ 76.950. Não espere, portanto, um preço muito competitivo, já que suas principais peças devem ser importadas: entre elas o motor 1.6 turbo, que já equipa vários modelos das linhas Peugeot e Citroën.
Na Europa, o 208 GTi tem 200 cv. Aqui, não se sabe se o 208 GT adotará essa potência ou os 165 cv das versões que equipam os outros carros das duas marcas. O câmbio manual, mesmo do DS3, também virá da França.
Outro que em breve fará parte desta turma é o Fiat 500 Abarth, com 160 cv, que estreia no segundo semestre.