As montadoras chinesas estão, de fato, movimentando o mercado. E, diante disso, muitas fabricantes resolveram colocar a mão na massa e lançar novos produtos a fim de conquistar a clientela. Uma delas é a Renault que, para surfar na onda de GWM Haval H6 e BYD Song, poderá trazer ao mercado brasileiro o Grand Koleos. O modelo foi flagrado no Brasil.
Com pouca camuflagem, como dá para notar na imagem publicada pela página Placa Verde, no Instagram, o SUV está em fase de testes no País. O que não se sabe é se este já seria o primeiro fruto da sinergia entre a Renault e a chinesa Geely no Brasil – anunciada recentemente. O SUV, a princípio já é vendido na Coreia do Sul, onde as duas montadoras operam a mesma parceria.

Vem ou não para o Brasil?
Ainda não há confirmação de chegada ao Brasil por parte da marca francesa, mas, por ora, sabe-se que o Grand Koleos será vendido na Argentina. Se vier ao País, no entanto, nada que chegue antes do próximo semestre. Como dá para notar na imagem (abre), em síntese, a grade – mesmo coberta pela camuflagem – tem estilo colmeia.
O Renault Koleos tem, assim como o Geely Monjaro (vendido na China), base na plataforma CMA. É, também, mesma do Volvo XC40. Em medidas, são 4,78 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,69 m de altura e 2,84 m de entre-eixos. Seria, portanto, um SUV híbrido feito para atuar acima do Duster.

Híbrido, une o motor 1.5 turbo, com três cilindros (a gasolina), de 150 cv de potência máxima e 22,9 mkgf, a dois elétricos. Um desses propulsores funciona como gerador e o outro, traciona o eixo traseiro e gera até 136 cv. Combinada, a potência, todavia, chega a 241 cv. Já o torque, é de máximos 35 mkgf. O câmbio do SUV médio, do tipo DHT, tem três marchas físicas e relações subsequentes realizadas por conjunto elétrico. Faz 23 km/l. Capacidade da bateria: 1,62 kWh.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!