A Ford diz que o Focus Ford vendeu 489.616 unidades até junho, ante 462.817 do Toyota Corolla, e ainda contratou uma empresa independente, a IHS Automotive, para calcular os números de vendas. A questão é que o Focus é vendido globalmente sob o mesmo nome, enquanto o Corolla é vendido em configurações distintas que levam nomes diferentes, e isso não foi levado em conta pela IHS. O Corolla cinco portas atende pelos nomes de Matrix e Auris, enquanto a perua Fielder é a concorrente da montadora japonesa à Ford Focus Estate.
A Toyota disse ao “Wall Street Journal” que os modelos baseados no Corolla somaram 603.840 unidades durante o mesmo período de seis meses em que, segundo a Ford, o Focus teria sido líder de vendas. A japonesa afirma ainda que Corolla e Auris, juntos, conseguiram 524 mil vendas no mundo todo, cifra maior que a do Ford Focus. Nos EUA, o Focus vendeu 147.877 unidades até julho, enquanto o Corolla vendeu 175.366.
Esse tipo de conflito de egos não é exatamente novo. No passado, GM e Toyota travaram uma disputa parecida sobre quem seria a maior montadora do mundo. Aos consumidores, só resta tomar partido de sua marca favorita.
(Quer dirigir um Audi R8 e ganhar ingressos para camarote VIP para a 6 Horas de São Paulo? Participe do concurso cultural “Minha Paixão por carro”. Saiba como em https://www.facebook.com/JornaldoCarro)