
Para aumentar a participação do Focus no segmento de sedãs médios, que é de apenas 5,4%, a Ford deu uma boa repaginada no carro. Mudaram o visual, lista de equipamentos e até o nome. Em vez de Sedan, o carro passa a ter o “sobrenome” Fastback, em uma estratégia para atrair o público mais jovem, aproximando a imagem do três-volumes a esse perfil de consumidor. As vendas começam no mês que vem.
O preço da versão de entrada, SE, é de R$ 77.900. Trata-se do mesmo valor da S, que até então era a básica e, na linha 2016, deixou de existir. Porém, há mais itens de série, como controle de estabilidade com função AdvanceTrac. O sistema executa cálculos a partir de velocidades e esterçamento do volante para fazer interferências antes que ocorram derrapagens. Outras novidades são as rodas de liga leve de 17” e o sistema de som com tela de 4,2”.
Por R$ 2 mil a mais, o pacote Plus acrescenta air bags laterais, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, controlador de velocidade de cruzeiro e bancos de couro. Já a Titanium, a R$ 87.900, traz a mais air bag do tipo cortina, sistema multimídia com tela de 8” e navegador GPS e chave com sensor de presença.
A opção de topo é a Titanium Plus, que sai a R$ 96.900 e traz as principais atrações da nova linha. Entre elas, há a assistência ao estacionamento que, além de fazer balizas, é capaz também de ajudar a colocar o carro em vagas a 90º. Avaliada, a tecnologia se mostrou bastante precisa, indicando o momento exato em que o motorista deve acelerar e frear – suas únicas funções. Além disso, é eficiente ao detectar as vagas compatíveis com o tamanho do carro.
Outro destaque é o assistente de frenagem autônomo. Ele é capaz de acionar os freios do veículo e pará-lo automaticamente se “perceber” iminência de colisão. Para isso, o Focus deve estar rodando a, no máximo, 20 km/h. Assim, é um recurso que ajuda a evitar acidentes em situações como trânsito carregado, mas tem pouca utilidade com fluxo normal e nenhuma em rodovias. O Titanium Plus vem ainda com teto solar e banco do motorista elétrico.
Rodando, o sedã se sai bem. Com 178 cv, o 2.0 flexível, com injeção direta de combustível, só perde para o Jetta TSI (211 cv) no segmento. O câmbio automatizado de duas embreagens e seis marchas não é tão ágil e desprovido de trancos quanto o do VW, que utiliza o mesmo sistema. Porém, se mostra mais rápido que os CVT de Toyota Corolla e Nissan Sentra. O espaço para os passageiros de trás e o porta-malas deixam a desejar.
Confira a galeria!
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback