26/07/2015 - 5 minutos de leitura.

Focus Sedan vira Fastback e custa R$ 77.900

Modelo com motor 2.0 flexível de 178 cv teve visual renovado; vendas começam já no mês que vem

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Para aumentar a participação do Focus no segmento de sedãs médios, que é de apenas 5,4%, a Ford deu uma boa repaginada no carro. Mudaram o visual, lista de equipamentos e até o nome. Em vez de Sedan, o carro passa a ter o “sobrenome” Fastback, em uma estratégia para atrair o público mais jovem, aproximando a imagem do três-volumes a esse perfil de consumidor. As vendas começam no mês que vem.

O preço da versão de entrada, SE, é de R$ 77.900. Trata-se do mesmo valor da S, que até então era a básica e, na linha 2016, deixou de existir. Porém, há mais itens de série, como controle de estabilidade com função AdvanceTrac. O sistema executa cálculos a partir de velocidades e esterçamento do volante para fazer interferências antes que ocorram derrapagens. Outras novidades são as rodas de liga leve de 17” e o sistema de som com tela de 4,2”.

Continua depois do anúncio

Por R$ 2 mil a mais, o pacote Plus acrescenta air bags laterais, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, controlador de velocidade de cruzeiro e bancos de couro. Já a Titanium, a R$ 87.900, traz a mais air bag do tipo cortina, sistema multimídia com tela de 8” e navegador GPS e chave com sensor de presença.

A opção de topo é a Titanium Plus, que sai a R$ 96.900 e traz as principais atrações da nova linha. Entre elas, há a assistência ao estacionamento que, além de fazer balizas, é capaz também de ajudar a colocar o carro em vagas a 90º. Avaliada, a tecnologia se mostrou bastante precisa, indicando o momento exato em que o motorista deve acelerar e frear – suas únicas funções. Além disso, é eficiente ao detectar as vagas compatíveis com o tamanho do carro.

Outro destaque é o assistente de frenagem autônomo. Ele é capaz de acionar os freios do veículo e pará-lo automaticamente se “perceber” iminência de colisão. Para isso, o Focus deve estar rodando a, no máximo, 20 km/h. Assim, é um recurso que ajuda a evitar acidentes em situações como trânsito carregado, mas tem pouca utilidade com fluxo normal e nenhuma em rodovias. O Titanium Plus vem ainda com teto solar e banco do motorista elétrico.


Rodando, o sedã se sai bem. Com 178 cv, o 2.0 flexível, com injeção direta de combustível, só perde para o Jetta TSI (211 cv) no segmento. O câmbio automatizado de duas embreagens e seis marchas não é tão ágil e desprovido de trancos quanto o do VW, que utiliza o mesmo sistema. Porém, se mostra mais rápido que os CVT de Toyota Corolla e Nissan Sentra. O espaço para os passageiros de trás e o porta-malas deixam a desejar.

Confira a galeria!

Veja mais: detalhes da galeria


Notícias relacionadas

Notícias

Stellantis apresenta novos modelos durante Agrishow; veja quais

Notícias

Xpeng, parceira da VW na China, quer vender carros no Brasil

Notícias

Renault Symbioz, novo SUV híbrido, é rival de Compass e Corolla Cross

Notícias

BYD Yuan Pro chega no 2º semestre e promete preço de SUV flex

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Consulte condições.

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Consulte condições.

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

VER TODAS AS OFERTAS