
Enquanto os carrões de alto desempenho costumam ter um desenho que exala agressividade, há outros modelos que não metem medo em ninguém.
São carrinhos compactos, feitos sob medida para o trânsito das grandes cidades. Nesses ambientes, mais importante que desenvolver velocidade é consumir pouco combustível, poluir pouco e caber em qualquer vaga.
Nesse cenário, vale recorrer a um visual lúdico, com linhas arredondadas e feições simpáticas – já que não é pela força que esses carrinhos irão conquistar seu espaço.
Confira os modelos mais “fofos” do Salão do Automóvel 2014.
CHERY QQ
O pequeno QQ teve o visual atualizado, mas não perdeu a fenda frontal que o deixa com cara “sorridente”. Com motor 1.0 de três cilindros e 69 cv de potência, é atualmente o modelo mais barato à venda no Brasil. Mas deve ficar 10% mais caro quando passar a ser feito na fábrica que a Chery acaba de inaugurar em Jacareí (SP).
GEELY GX2 E GC2
O compacto GC2 foi desenhado para remeter a um urso panda, mamífero que habita as montanhas chinesas e serviu de mascote nos Jogos Olímpicos de 2008. Neste Salão, ele ganhou a companhia de um irmãozinho aventureiro, o GX2, que tem motor 1.5 de 104 cv e será vendido Brasil no primeiro semestre de 2015.
FIAT 500 ABARTH
A versão moderna do clássico Cinquecento italiano é um dos menores carros à venda no País: mede 3,54 m. A versão esportiva Abarth – que tem motor 1.4 16V MultiAir de 162 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e deixar o carrinho ainda mais divertido – chega ao Brasil até o fim do ano.
RENAULT TWIZY
O diminuto Twizy mede 2,32 m de comprimento, pesa 445 kg e leva apenas dois ocupantes. Com motor elétrico de 17 cv e uma única marcha à frente, ele não passa dos 45 km/h. É o suficiente para dar conta do trânsito carregado das grandes metrópoles europeias, para as quais ele foi concebido.
SUZUKI CROSSHIKER
Baseado no conceito G70, este crossover híbrido foi revelado durante o Salão de Tóquio de 2013. Ecológico, ele é movido por um motor 1.0 de três cilindros, dotado de um sistema que armazena energia durante as desacelerações, e capaz de rodar 32 km com um único litro de gasolina.