São décadas e mais décadas fazendo história pelo mundo. E, agora, o Ford Mustang tem mais uma experiência no currículo. O ícone norte-americano foi apresentado em sua versão mais potente da história. Sem mais delongas, o esportivo desenvolve potência máxima de absurdos 815 cv.
Achou assustador? Mas não para por aí. O Mustang GTD tem, ainda, 91,8 mkgf de torque e velocidade máxima de 325 km/h. Assim, supera qualquer outro Ford Mustang já homologado para as ruas. Para comparação, a versão vendida no Brasil, GT Performance, tem 488 cv e 58 mkgf.
Tais números são obra do motor 5.2 V8 superalimentado que, de acordo com o engenheiro-chefe do programa Mustang GTD, Greg Goodall, tem “mais potência por litro do que o Porsche 911 GT3 RS“. O Mustang GTD conta com um sistema de redução de arrasto que altera o ângulo da asa traseira e ativa os flaps dianteiros para manter o equilíbrio ideal entre o fluxo de ar. Isso, em síntese, aumenta a velocidade e força descendente para a aderência, conforme a condição de rodagem.
Mais sobre a mecânica
Segundo a Ford, o novo V8 do Mustang GTD é o primeiro da linha com sistema de cárter seco, que ajuda a manter a lubrificação em curvas longas e acentuadas. Esse sistema de gerenciamento do óleo também permite que o motor tenha uma rotação máxima ligeiramente maior, de 7.650 rpm. Ou seja, 100 rpm a mais que o V8 de 5,2 litros anterior. Sistema de admissão e escapamento revisados, escapamento de titânio e uma polia do supercompressor menor são outros avanços.
Ainda na mecânica, destaque para os freios de carbono-cerâmica e a suspensão traseira com amortecedores semiativos. Com aerodinâmica ativa de ponta, o Mustang GTD quer mais. É tanto que vai buscar um título inédito e mostrar que está apto a fazer uma volta oficial abaixo de 7 minutos no circuito de Nurburgring, na Alemanha. A prova será realizada ainda este ano.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!