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Ford atualizará toda a linha até 2021
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Ford atualizará toda a linha até 2021

Dos modelos vendidos no Brasil, o primeiro a mudar será o Focus. Depois, virão Fiesta, EcoSport, Fusion e Ka

04 de jul, 2016 · 6 minutos de leitura.

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 Ford atualizará toda a linha até 2021
Focus muda na Europa ainda neste ano. Em 2017, será a vez do Fiesta

A agência inglesa Just Auto preparou um relatório consolidando os principais planos que a Ford possui para seus produtos em nível global. Nos modelos vendidos atualmente no Brasil, estão planejadas mudanças a partir do ano que vem, sendo que em cinco anos todos eles terão sido reformulados.

A primeira novidade é a quarta geração do Focus, já em estágio adiantado de desenvolvimento, que será lançada na Europa dentro de alguns meses. Conhecido internamente como projeto C519, ele será fabricado na Alemanha, no México, na Argentina, China, Tailândia e Rússia e, a exemplo do Focus atual, terá ciclo de vida de seis anos, com versões hatch, sedã e perua – além de uma configuração com entre-eixos estendido para o mercado chinês.

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A gama do Focus terá opções com tração dianteira e integral e uma versão híbrida, e será montada sob uma plataforma inédita – que deverá ser aproveitada, nos próximos quinze anos, em diversos outros modelos. Entre esses modelos estão o monovolume Model E, que conviverá com o atual C-Max na Europa e o substituirá nos Estados Unidos, e a próxima geração do Escort.

Desenvolvido para o mercado chinês, o Escort foi lançado em novembro de 2014 e tem tido bom desempenho comercial, chegando a responder por 40% das vendas da Ford na China e ser o décimo carro mais vendido naquele país. Ele será renovado em 2021, quando passará a usar a plataforma do Focus, e poderá ser exportado para o Leste Europeu – não há planos de trazê-lo para o Brasil.

Em 2017, surgirá a próxima geração do Fiesta. A atual já caminha para os nove anos de idade (foi apresentada em setembro de 2007 e lançada na Europa no ano seguinte) e, ao demorar para substituí-la, a Ford corre o risco de ser engolida pelo VW Polo, rival direto do Fiesta naquele mercado.


Conhecido internamente pelo código B479, o próximo Fiesta estreará nova plataforma e deverá ser lançado na metade do ano que vem, com produção na Alemanha, na Tailândia (de onde sairão as unidades exportadas para o mercado norte-americano, atualmente abastecido pelo México) e, provavelmente, em São Bernardo do Campo, de onde sai o modelo atualmente vendido no Brasil.

Para o EcoSport, uma geração completamente nova só deverá aparecer em 2019. Ela usará a mesma base do próximo Fiesta e deve ser produzida no Brasil, na China, Índia, Tailândia, Rússia e Romênia. Não está descartada a produção no México, para abastecer o mercado norte-americano.

No mesmo ano, o sedã Fusion/Mondeo será substituído por um novo modelo, cujo projeto é batizado internamente de CD542. O lançamento ocorrerá primeiro na América do Norte e na China; no mercado europeu, o carro só chegará em 2020, onde, diferentemente dos demais, terá versão perua e opção de motor a diesel. Não se sabe ainda se o novo modelo terá uma versão híbrida que substitua o Fusion Hybrid atual.


Já o nosso Ka, conhecido como projeto B562, será lançado no mercado europeu em outubro deste ano e deverá permanecer sem grandes mudanças até 2021, quando surgirá uma nova geração, montada sobre a plataforma do próximo Fiesta. Atualmente produzido no Brasil e na Índia, ele também poderá ser feito na Romênia, caso seja bem recebido no mercado europeu.

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