O Ford Bronco Sport será vendido no Brasil a partir de 20 de maio. Trata-se do terceiro lançamento da marca após o anúncio do fim da produção no País, em janeiro. E virá na versão Wildtrack. Além disso, terá motor 2.0 de 250 cv de potência, câmbio automático de oito marchas e tração 4×4. A Ford não divulgou o preço. Porém, deverá ficar em torno dos R$ 250 mil.
Assim, o SUV médio feito no México deverá ter trabalho para encarar o novo Compass. O Jeep é o líder de vendas do segmento no Brasil. E acaba de ser renovado. Os detalhes do novo utilitário fabricado em Goiana (PE) você confere aqui no Jornal do Carro nesta quarta-feira (28).
O Ford Bronco, aliás, tem porte parecido com o do Compass. São 4,38 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,81m de altura e 2,66 m de distância entre os eixos. Para comparação, no Jeep os números são de 4,42 m, 1,82 m, 1,64 m e 2,64 m, respectivamente.
Bronco capricha no acabamento
Assim como o modelo da Jeep, o Ford Bronco capricha no visual. E também no acabamento. Conseguimos dar uma rápida olhada no SUV. E vimos que ele é cheio de equipamentos. Embora não tenha sido possível dar a partida no motor, deu para conferir o interior e detalhes externos.
A cabine tinha revestimento de couro perfurado em dois tons. Os bancos dianteiros contam com ventilação e aquecimento. Bem como regulagens elétricas. O painel é digital e a tela tem 6,5 polegadas. No centro do painel fica a do sistema multimídia, com 8” e sensível ao toque.
O som, da marca dinamarquesa Bang&Olufsen, inclui dez alto-falantes. Havia também teto solar panorâmico. Um botão giratório no console aciona o câmbio automático. Marcas como Jaguar e Land Rover, por exemplo, já usaram esse tipo de solução.
Boa oferta de soluções eletrônicas
Além disso, há sete opções de modos de condução. São elas: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Lama e Rochas. O acionamento eletrônico é feito por um botão no painel. De acordo com a escolha, muda também o ajuste da suspensão.
Há outras soluções eletrônicas. Como controle de velocidade de cruzeiro automático. E também detector de pedestres e frenagem automática de emergência.
No visual, a Ford procurou manter o estilo quadradão das antigas gerações. De 1966 a 1996, o Bronco foi vendido nos Estados Unidos. E virou uma espécie de ícone por lá. Ele até aparece em filmes como “O Exterminador do Futuro 2” (1991) e na animação American Dad, entre vários outras produções para as telinhas e telonas.
Ford é repleto de ‘Easter eggs’
O carro com o qual tivemos contato tinha faróis full-LEDs. As rodas eram de liga leve e tinham 17 polegadas. Os pneus, de uso misto, tinham medidas 225/65 R17. O vidro traseiro pode ser aberto independentemente da porta.
O SUV estava equipado com câmeras atrás e na dianteira. A da frente é ligada também se o motorista ativar um modo de condução severo. Como Areia ou Rochas. Também há nove air bags de série.
Outros destaques são os vários “Easter eggs”. Ou seja, pequenos e escondidos detalhes alusivos ao Bronco e sua trajetória. É o caso, por exemplo, da imagem do cavalinho dando coice, localizado na parte externa dos faróis.
Aliás, “bronco” é o termo utilizados pelos norte-americanos para designar cavalos chucros. Ou seja, animais selvagens ou mesmo de temperamento arisco e difíceis de serem domados.
Bronco é cavalo chucro
Na parte interna da tampa do tanque, sobre o bocal, há imagens das três versões do Bronco de 1966. Ou seja, SUV, picape e jipe sem capota. A nova geração também tem outras configurações, de duas e quatro portas. Essas não vão ser vendidas no Brasil. Ao menos por enquanto.
O Bronco traz outros detalhes interessantes. Como a porta USB e a tomada de 110 volts (de padrão americano) no porta-malas. E, como a tampa se abre para cima, vira uma espécie de cobertura. Há até um sistema de iluminação voltado para baixo.
Para deixar o “clima” mais agradável, o facho dessas luzes pode ser direcionado. Segundo a Ford, o objetivo é criar um espaço para, por exemplo, piqueniques.
A Ford já homologou no Brasil a versão SEL, mais simples. Ou seja, esse Bronco deve ter motor 1.5 com turbo de 184 cv de potência e 26,3 mkgf de torque. Assim, essa configuração será mais próxima das opções flexíveis do Compass. Resta saber qual será seu preço.