É fato que os veículos com visual retrô estão em alta. Quando esses modelos chegam dotados de tradição e, claro, sob a tutela de uma marca de peso, há ainda mais chance de ser sucesso. Com o Ford Bronco, porém, as barreiras foram ultrapassadas. Mesmo sem vendas abertas, o novato caiu nas graças do público e já ultrapassou as 190 mil reservas nos Estados Unidos.
Isso porque ainda está longe das concessionárias (entregas estão previstas para meados do ano que vem) e das páginas das publicações automotivas – a imprensa especializada não teve oportunidade de testá-lo ate o momento. O Bronco tem preços a partir de US$ 28.500 (cerca de R$ 161 mil na conversão direta, sem taxas e impostos de importação). Para a reserva, a Ford exige sinal de US$ 100 (R$ 565).
Nem todas as reservas se revertem em vendas efetivas, claro. Porém, sua vasta possibilidade de personalização despertou a curiosidade do público. Foram quase 500 mil configurações até agora.
Opções do Bronco
De acordo com informações, os modelos mais caros são os preferidos do público. Isso, aliás, também foi uma surpresa. Afinal, conforme aponta o gerente de marketing de consumidor da Ford nos EUA, Mark Grueber, a versão topo de linha Wildtrak é a mais procurada. Registra 26% dos pedidos. Já o modelo Badlands corresponde por 20%. Isso deve aumentar, por conta do custo-benefício da versão intermediária.
O restante (versões Big Bend, Black Diamond, Outer Banks, a variante de entrada – que não tem nome – e a série de lançamento First Edition) fica com os 54% restantes. Segundo a montadora, 10% do mix de configurações é composto pelo câmbio manual de sete marchas. Lembrando que, nos EUA, é bastante raro o cliente deixar a transmissão automática de lado.
A carroceria duas portas tem 33% dos pedidos. Está aí outra surpresa, afinal, a fabricante não imaginou que um terço dos interessados optaria pelo modelo duas portas, mais curto.
Será que quando chegar ao Brasil – na versão Sport, para enfrentar o Jeep Compass -, o Bronco vai fazer tanto sucesso? Se depender do motor vai. A variante em questão conta com o EcoBoost 2.0 de 248 cv e 37,8 mkgf. A suspensão é independente nas quatro rodas e a tração, integral.