Você está lendo...
Ford cria equipe para achar o cheiro de “carro novo” perfeito
Notícias

Ford cria equipe para achar o cheiro de “carro novo” perfeito

Montadora realiza testes para desenvolver o odor mais adequado para cada região do mundo

Redação

03 de mai, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito:Ford

Item muito desejado por quem acabou de chegar às concessionárias para comprar um veículo, o cheiro de “carro novo” ajuda a influenciar, mesmo de forma inconsciente, o consumidor na hora da compra. A Ford montou uma equipe nos seus laboratórios de desenvolvimento dedicada a testar os materiais usados na fabricação dos carros e tentar encontrar um odor mais adequado para cada região do planeta.

A diferença geográfica e cultural, de acordo com a montadora, pode fazer com que as pessoas não sintam um cheiro da mesma forma. O couro, por exemplo, é apreciado em muitos mercados, mas não faz sucesso com orientais.

Segundo Andy Pan, engenheiro líder do laboratório de odores da Ford na Ásia, “o olfato é o mais potente e sensível dos cinco sentidos humanos e um dos mais ligados à memória e emoção. Ele afeta 75% das nossas emoções diárias e pode influenciar nosso humor e bem-estar”. A equipe de Pan é composta por 18 profissionais, responsáveis por testar cerca de 300 materiais e componentes por ano. O critério para essas análises é relativamente simples: os materiais devem ter um cheiro perceptível, mas que não chegue a incomodar.

Publicidade


A avaliação do odor final é feita usando vasilhas de vidro e fornos. Para garantir que o cheiro será uniforme, independentemente das condições do ambiente, as amostras são submetidas a diferentes temperaturas, que variam entre 23°C e 80°C, em ambientes úmidos e secos.

Deixe sua opinião