Ford deixará mercados do Japão e Indonésia

De acordo com anúncio da montadora, operações não compensam, já que não geram lucro para a empresa

Por 25 de jan, 2016 · 2m de leitura.
Focus é um dos carros vendidos nos dois mercados

A Ford anunciou que vai encerrar suas atividades nos mercados do Japão e da Indonésia. O comunicado foi enviado ao presidente da operação da montadora na região Ásia-Pacífico, Dave Schoch. O centro de desenvolvimento de veículos da empresa no Japão será transferido para outro local, ainda não revelado.

De acordo com a empresa, a operação nos dois países não se mostrou sustentável. A companhia não conseguiu traçar um plano de negócios que gere lucro. Por isso, está encerrando a importação de carros para esses mercados e, até o fim do ano, fechará todas as concessionárias.


A decisão também inclui a marca de luxo do grupo, a Lincoln. Porém, ela atua só no Japão. Na Indonésia, não.

No mercado japonês, a Ford tem 52 concessionárias, que vendem seis modelos (Fiesta, Focus, EcoSport, Kuga, Mustang e Explorer), além de dois Lincoln (MKX e Navigator).

Na Indonésia, há os veículos Fiesta, Focus, EcoSport, Everest e Ranger. A montadora tem 44 concessionárias.