Duas semanas depois de servir um “aperitivo” da linha 2017 da picape Ranger, com a pré-apresentação da versão Limited a diesel, a Ford finalmente revelou a gama completa do modelo, que também traz opções equipadas com motor bicombustível que partem de R$ 99.500 pela versão XLS 2.5 flexível e manual e chegam a R$ 179.900 pela Limited 3.2 diesel e automática, que é a versão de topo.
Para o mercado brasileiro, há três níveis de acabamento (XLS, XLT e Limited) e três opções de propulsor. A versão mais simples, XLS, pode vir com o motor flexível de 2,5 litros, que rende até 173 cv com etanol (168 cv com gasolina), ou um propulsor a diesel menos potente, de 2,2 litros e 160 cv – um ganho de 10 cv frente a antiga versão. No caso da XLT (intermediária), as opções são o 2.5 flexível ou o 3.2 a diesel, com cinco cilindros e potência de 200 cv. A Limited (de topo) será oferecida, por enquanto, apenas com o motor 3.2 a diesel.
O motor 2.5 flexível é oferecido apenas com câmbio manual de cinco velocidades. A variante a diesel de 2,2 litros, exclusiva da versão XLS, pode trazer transmissão manual ou automática, ambas com seis marchas. Já o motor 3.2 a diesel, das versões XLT e Limited, é acoplado unicamente a uma caixa automática de seis velocidades.
Além do apelo visual da nova dianteira, em que foram reformulados faróis, grade e capô, a linha 2017 da picape seduz também pelo recheio. A cabine das versões XLT e Limited tem acabamento caprichado, com bancos de couro e painel de instrumentos com mostradores configuráveis, como o do sedã Fusion.
Em todas as versões, há ar-condicionado, direção elétrica, vidros, retrovisores e travas elétricas, sete air bags, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, faróis de neblina, computador de bordo, controles de estabilidade e tração, assistentes de partida em subidas e controle em descidas e assistente de frenagem de emergência.
No conteúdo do catalogo básico, XLS, os destaques são rodas de liga leve de 17 polegadas, chave canivete com controle remoto, banco do motorista com ajuste de altura e lombar, volante com ajuste de altura, ganchos de reboque dianteiro e traseiro, ganchos internos e iluminação na caçamba, aviso de faróis acesos, travamento automático das portas e central multimídia com tela colorida de 4,2 polegadas, CD/MP3-player, entrada USB/iPod, Bluetooth, comandos de voz para áudio e telefone e comandos de áudio no volante.
A intermediária XLT acrescenta itens como ar-condicionado automático e digital com controle individual para motorista e passageiro, bancos e volante revestidos de couro, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, câmera de ré, duas entradas USB e comandos de voz para áudio, telefone, navegação e climatização, retrovisores com piscas e rebatimento elétrico e duas telas de 4 polegadas no painel, configuráveis por comandos no volante.
Por fim, a opção de topo, Limited, incorpora tecnologias de assistência ao motorista como alerta de colisão, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, farol alto automático e sistema de permanência em faixa de rodagem. Ha ainda ajuste elétrico do banco do motorista em oito posições, espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro, rodas aro 18, bagageiro de teto, santantônio na cor do veículo e protetor de caçamba.
Para seduzir os consumidores, a Ford acena com cinco anos de garantia, exclusividade no segmento, e um plano de revisões simplificado, com uma revisão a cada 12 meses ou 10 mil km durante os três primeiros anos de uso. De acordo com a marca, isso traz um custo até 39% menor para o consumidor que o da Ranger anterior.
Os preços da Ranger 2017 são os seguintes:
Versões flexíveis (4×2)
XLS 2.5 (manual) – R$ 99.500
XLT 2.5 (manual) – R$ 109.500
Versões a diesel (4×4)
XLS 2.2 (manual) – R$ 129.900
XLS 2.2 (automática) – R$ 142.900
XLT 3.2 (automática) – R$ 166.900
Limited 3.2 (automática) – R$ 179.900