Você está lendo...
Ford e Chevrolet planejam parar a venda de quatro carros de passeio nos EUA
Notícias

Ford e Chevrolet planejam parar a venda de quatro carros de passeio nos EUA

Motivo de paralisação de venda é que as duas montadoras pretendem se concentrar em SUVs. Da Ford, sairiam de linha Fiesta e Fusion, enquanto da Chevrolet os escolhidos seriam Sonic e Impala

Redação

06 de abr, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Chevrolet Sonic
Crédito:O Chevrolet Sonic é um dos candidatos a sair do mercado nos Estados Unidos, por causa do baixo volume de vendas. Foto: Chevrolet

Não é apenas no Brasil que os utilitários-esportivos têm feito vítimas no mercado. De acordo com o The Wall Street Journal, a General Motors e a Ford planejam deixar de vender nos Estados Unidos hatches e sedãs de baixo volume de vendas, para se concentrar em modelos mais atraentes do ponto de vista comercial.

Segundo o jornal, a GM deixaria de vender nos EUA o compacto Sonic (que lá é considerado subcompacto) e o Impala, um sedã que já tem 61 anos de produção (e tradição).

Da mesma forma, a concorrente Ford também planeja paralisar as vendas do Fiesta e - talvez - até mesmo do Fusion. Ambos são produzidos no México. As vendas do Fiesta não vão muito bem, e o Fusion não consegue concorrer com a trinca oriental formada por Toyota Camry, Honda Accord e Nissan Altima.

Publicidade


Para se ter uma ideia, a Toyota vendeu 35.264 unidades do Camry em março, mais que o dobro do volume do Fusion (16.103 unidades).

Tentativa frustrada de downsizing

No fim dos anos 2000, no auge da crise econômica que atingiu os Estados Unidos, o então presidente Barack Obama conclamou as montadoras a desenvolverem veículos menores, mais econômicos e, por isso, mais baratos. Foi a partir dessa época que o termo "downsizing" (que significa motores menores e mais eficientes) passou a ser difundido e aplicado.


No Salão de Detroit de 2009, o então presidente da Ford, Alan Mulally, entrou em cena dirigindo um Ford Fiesta, dando assim claros sinais da direção que a montadora pretendia seguir.

Passada a crise, porém, os compradores nos EUA voltaram a adquirir automóveis maiores (e de motorização idem) assim que o preço da gasolina começou a baixar.

O ranking de vendas de março no país mostra que as grandes picapes continuam dando as cartas por lá, seguidas dos SUVs e dos sedãs:


Vendas em março nos EUA, em unidades

1º - Ford Série F: 87.011
2º - Chevrolet Silverado: 52.547
3º - Nissan Rogue: 42.151
4º - RAM: 41.307
5º - Toyota Camry: 35.264
6º - Toyota RAV4: 34.937
7º - Honda Civic: 32.584
8º - Chevrolet Equinox: 31.940
9º - Honda CR-V: 31.868
10º - Toyota Corolla: 31.392

Deixe sua opinião