Redação

06/04/2018 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 05/04/2018 | 21:45

Ford e Chevrolet planejam parar a venda de quatro carros de passeio nos EUA

Motivo de paralisação de venda é que as duas montadoras pretendem se concentrar em SUVs. Da Ford, sairiam de linha Fiesta e Fusion, enquanto da Chevrolet os escolhidos seriam Sonic e Impala

Crédito: O Chevrolet Sonic é um dos candidatos a sair do mercado nos Estados Unidos, por causa do baixo volume de vendas. Foto: Chevrolet

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Não é apenas no Brasil que os utilitários-esportivos têm feito vítimas no mercado. De acordo com o The Wall Street Journal, a General Motors e a Ford planejam deixar de vender nos Estados Unidos hatches e sedãs de baixo volume de vendas, para se concentrar em modelos mais atraentes do ponto de vista comercial.

Segundo o jornal, a GM deixaria de vender nos EUA o compacto Sonic (que lá é considerado subcompacto) e o Impala, um sedã que já tem 61 anos de produção (e tradição).

Da mesma forma, a concorrente Ford também planeja paralisar as vendas do Fiesta e – talvez – até mesmo do Fusion. Ambos são produzidos no México. As vendas do Fiesta não vão muito bem, e o Fusion não consegue concorrer com a trinca oriental formada por Toyota Camry, Honda Accord e Nissan Altima.

Continua depois do anúncio

Para se ter uma ideia, a Toyota vendeu 35.264 unidades do Camry em março, mais que o dobro do volume do Fusion (16.103 unidades).

Tentativa frustrada de downsizing

No fim dos anos 2000, no auge da crise econômica que atingiu os Estados Unidos, o então presidente Barack Obama conclamou as montadoras a desenvolverem veículos menores, mais econômicos e, por isso, mais baratos. Foi a partir dessa época que o termo “downsizing” (que significa motores menores e mais eficientes) passou a ser difundido e aplicado.


No Salão de Detroit de 2009, o então presidente da Ford, Alan Mulally, entrou em cena dirigindo um Ford Fiesta, dando assim claros sinais da direção que a montadora pretendia seguir.

Passada a crise, porém, os compradores nos EUA voltaram a adquirir automóveis maiores (e de motorização idem) assim que o preço da gasolina começou a baixar.

O ranking de vendas de março no país mostra que as grandes picapes continuam dando as cartas por lá, seguidas dos SUVs e dos sedãs:


Vendas em março nos EUA, em unidades

1º – Ford Série F: 87.011
2º – Chevrolet Silverado: 52.547
3º – Nissan Rogue: 42.151
4º – RAM: 41.307
5º – Toyota Camry: 35.264
6º – Toyota RAV4: 34.937
7º – Honda Civic: 32.584
8º – Chevrolet Equinox: 31.940
9º – Honda CR-V: 31.868
10º – Toyota Corolla: 31.392

Notícias relacionadas

Notícias

Chery confirma picape média global para brigar com Hilux e Ranger

Notícias

Carros da BYD custam o dobro do preço cobrado na China; confira

Notícias

Novo Renault Duster estreia com conjunto híbrido que virá ao Brasil

Lançamentos

Rampage Laramie Night Edition estreia na Agrishow; veja o preço

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 MAX DRIVE

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

VER TODAS AS OFERTAS