Ford e Chevrolet vêm perdendo clientes após encerrarem a produção de Focus e Cruze, respectivamente, nos Estados Unidos. A lealdade de seus compradores caiu de 40% para 33% na Ford e de 57% para 45% na GM. Os números se referem a quantos compradores de Focus e Cruze pretendem continuar na marca ao trocarem seus carros.
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A pesquisa foi feita pelo portal Edmunds.com e também mostrou que quem vem ganhando com isso são justamente as rivais Honda e Toyota. Os donos de Focus e Cruze vêm trocando seus carros por Civic e Corolla.
As marcas esperavam que os compradores dos hatches e sedãs médios migrassem totalmente para os SUVs das respectivas marcas. Isso até aconteceu, já que as vendas dos Chevrolet Equinox e Trax, e dos Ford Escape e EcoSport também subiram.
No entanto, os compradores que buscam carros novos mais acessíveis acabam perdendo. A tabela do Equinox mais barato nos EUA é US$ 6 mil maior do que a do Cruze. Um Escape custa mais de US$ 7 mil a mais do que o Focus custava por lá. Essa diferença é boa para as montadoras, que ganham mais dinheiro por veículo vendido. Mas fará os compradores se endividarem mais na troca de carro.
O estudo também prevê que mesmo quem está migrando para os SUVs também têm deixado Ford e Gm para trás. Honda, Toyota e Kia vêm ganhando mais clientes e vendo mais Focus e Cruze em seus pátios de usados.
Focus fora de linha
A Ford encerrou a produção do Focus nos Estados Unidos para fortalecer seu portfólio de picapes e SUVs por lá. A marca não possui mais nenhum carro de passeio à venda, já que além do Focus, Fiesta e Taurus também foram descontinuados. Por enquanto, o Fusion é o único sedã disponível, mas o modelo também deverá sair de linha em 2020.
O Focus também saiu de linha no Brasil após o fim da produção na Argentina. O modelo ganhou uma nova geração na Europa, maior e mais moderna, mas que não deverá chegar ao País. Nem aos Estados Unidos.