Você está lendo...
Ford e GM perdem clientes após fim de Focus e Cruze nos EUA
Notícias

Ford e GM perdem clientes após fim de Focus e Cruze nos EUA

Clientes antigos de Ford e Chevrolet vêm trocando de marca ao substituírem seus Focus e Cruze. Honda e Toyota têm alta nas vendas de Civic e Corolla

Redação

15 de nov, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

focus
Focus saiu de linha também no Brasil
Crédito:Nilton Fukuda/Estadão
focus

Ford e Chevrolet vêm perdendo clientes após encerrarem a produção de Focus e Cruze, respectivamente, nos Estados Unidos. A lealdade de seus compradores caiu de 40% para 33% na Ford e de 57% para 45% na GM. Os números se referem a quantos compradores de Focus e Cruze pretendem continuar na marca ao trocarem seus carros.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

A pesquisa foi feita pelo portal Edmunds.com e também mostrou que quem vem ganhando com isso são justamente as rivais Honda e Toyota. Os donos de Focus e Cruze vêm trocando seus carros por Civic e Corolla.

Publicidade


As marcas esperavam que os compradores dos hatches e sedãs médios migrassem totalmente para os SUVs das respectivas marcas. Isso até aconteceu, já que as vendas dos Chevrolet Equinox e Trax, e dos Ford Escape e EcoSport também subiram.

No entanto, os compradores que buscam carros novos mais acessíveis acabam perdendo. A tabela do Equinox mais barato nos EUA é US$ 6 mil maior do que a do Cruze. Um Escape custa mais de US$ 7 mil a mais do que o Focus custava por lá. Essa diferença é boa para as montadoras, que ganham mais dinheiro por veículo vendido. Mas fará os compradores se endividarem mais na troca de carro.

O estudo também prevê que mesmo quem está migrando para os SUVs também têm deixado Ford e Gm para trás. Honda, Toyota e Kia vêm ganhando mais clientes e vendo mais Focus e Cruze em seus pátios de usados.


Focus fora de linha

A Ford encerrou a produção do Focus nos Estados Unidos para fortalecer seu portfólio de picapes e SUVs por lá. A marca não possui mais nenhum carro de passeio à venda, já que além do Focus, Fiesta e Taurus também foram descontinuados. Por enquanto, o Fusion é o único sedã disponível, mas o modelo também deverá sair de linha em 2020.

O Focus também saiu de linha no Brasil após o fim da produção na Argentina. O modelo ganhou uma nova geração na Europa, maior e mais moderna, mas que não deverá chegar ao País. Nem aos Estados Unidos.

Deixe sua opinião