Ford e Heinz planejam carro 'feito' de tomate

Empresas pesquisam a utilização de cascas da fruta na fabricação de componentes plásticos

Por 11 de jun, 2014 · 3m de leitura.
Empresas se unem em pesquisas para produção de carros sustentável

A Ford divulgou que seu departamento de pesquisas está trabalhando em conjunto com profissionais da Heinz,a mais tradicional companhia fabricante de catchup do mundo, em uma curiosa investigação em favor do desenvolvimento sustentável.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook


++ Leia mais notícias sobre a Ford

++ Vídeo: o novo Fiesta de Ken Block
++ Mustang Shelby GT500 encara Nürburgring


A pesquisa investiga a utilização das peles do tomate seco para a fabricação de partes plásticas em veículos, como suportes e protetores para fios, além de porta-objetos no interior do veículo. A Heinz utiliza anualmente mais de 2 milhões de toneladas de tomates para produzir o seu produto principal, o catchup.

“Nosso objetivo é desenvolver um material forte, leve, que atende aos nossos requisitos de veículos, e, ao mesmo tempo, posso reduzir nosso impacto ambiental global”, declarou a especialista técnica em pesquisas de plásticos para Ford, Elle Lee. Para atenuar o impacto ambiental na produção de automóveis nos últimos anos, a Ford tem aumentado o uso de materiais não-metálicos e de produtos de base biológica, reciclados, como compóstios de coco, algodão para os carpetes, tecidos, assentos e almofadas e até fibra de soja, utilizada na produção de espuma para os encostos de cabeça.