A Ford começou a usar um material pra lá de inusitado em algumas partes plásticas de seus carros. A marca está misturando pele de grãos de café para deixar o plástico até 20% mais leve, além de mais durável. E o fornecedor do material orgânico é ninguém menos que o McDonald’s, que passa a fazer parte da cadeia produtiva da Ford nos Estados Unidos.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
O plástico com pele de café ainda precisa de menos energia para ser moldado. As peças são transformadas em alojamentos para as lâmpadas dos faróis e outros componentes. Segundo a marca, as novas peças feitas com o material são mais resistentes ao calor do que as usadas atualmente.
Outros materiais
Aliás, a marca vem usando materiais de origem vegetal há anos. Desde 2007, a Ford usa soja na composição da espuma de assentos e forros de teto. Alguns deles também parecem tão exóticos quanto a pele dos grãos de café.
Há, por exemplo, dentes-de-leão nos tapetes e porta-copos, bem como pele de tomate nos isolamentos de cabos elétricos. A cabine tem partes plásticas misturadas também com bambu e fibra de Agave. Parte dos grãos de café usados pelo McDonald’s nos Estados Unidos, aliás, vem do Brasil.