Você está lendo...
Ford EcoSport brasileiro deverá perder estepe na traseira em 2019
Notícias

Ford EcoSport brasileiro deverá perder estepe na traseira em 2019

Para não perder espaço no porta-malas com a acomodação do estepe, EcoSport irá receber pneus que podem rodar mesmo furados

Hairton Ponciano Voz

28 de set, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

ecosport
Ford EcoSport
Crédito:

O Ford EcoSport deverá receber pneus runflat no ano que vem. A medida (que será inédita no segmento de SUVs compactos) foi a solução encontrada pela montadora para poder retirar o estepe da tampa traseira sem sacrificar ainda mais o espaço no porta-malas.

A informação, extra-oficial, foi obtida de um fornecedor de pneus. Na Europa, o modelo é vendido sem pneu sobressalente na tampa. Isso propicia um visual mais “clean” ao SUV.

Desde o lançamento da primeira geração do carro no Brasil, em 2003, o Eco tem esse tipo de solução. Na época, fez muito sucesso, porque o estepe aparente transmitia a impressão de robustez, e o modelo era inédito. Com a invasão de concorrentes a partir da metade desta década, o estilo começou a ficar ultrapassado. Nenhum dos novos modelos da categoria adotou esse tipo de solução. E o estepe à vista deixou de ser um aliado nas vendas.

Publicidade


Este ano, nas vendas acumuladas do segmento, até agosto, o EcoSport aparece na quinta posição, com 22.128 unidades, atrás de Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks e Hyundai Creta, nessa ordem.

+ Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
+ Ford Ka melhora notas em testes de colisão

Como funciona o pneu runflat

Basicamente, pneus runflat têm flancos laterais mais resistentes , o que permite que rodem mesmo quando sofrem perfurações. Nesse caso, as bandas laterais com paredes mais grossas fazem com que os pneumáticos continuem rodando mesmo com perda de pressão.


Por causa disso, eles dispensam a necessidade de um estepe. Um pneu sobressalente no porta-malas ocuparia muito espaço no Ford. O EcoSport tem bagageiro de somente 362 litros, um dos menores da categoria.

Deixe sua opinião