Dois meses após ter as primeiras imagens reveladas, o novo Ford Edge para até sete passageiros está em pré-venda na China, ostentando o tamanho da picape Maverick, mais espaço interno que o Jeep Commander e uma enorme tela com resolução 4K no painel. Nesta geração, o SUV grande é feito exclusivamente para o mercado chinês pela Chagan Ford. As entregas começam em abril, com a versão híbrida no segundo semestre.
A ficha técnica do novo Ford Edge é um destaque, com especificações semelhantes às da picape intermediária Maverick. O comprimento é o mesmo da picape, com 5 metros no total, enquanto o entre-eixos é um pouco mais curto, com 2,95 m. Assim, o Edge L é 13 centímetros maior que o Jeep Commander, com 15 cm a mais no entre-eixos. Ou seja, só perde para o Kia Carnival, de R$ 500 mil, que tem o mesmo espaço e comprimento de 5,15 m.
Motor turbo da Maverick
Da mesma forma, vem da Maverick o motor EcoBoost 2.0 GTDi a gasolina, com 253 cavalos (a 5.500 rpm) e torque de 38,7 mkgf (a 3.000 rpm). Em seguida, virá o sistema E-Hybrid Ecoboost de 5ª geração, com construção de alumínio, injeção direta e indireta e apoio elétrico para gerar 278 cv e 45,88 mkgf.
A montadora promete consumo de 16 km/l e autonomia de 1.188 km (no ciclo WLTC). O tamanho do tanque é desconhecido, mas deve ter em torno de 75 litros. Em ambos, o câmbio é automático de oito marchas com tração integral e modo “Low” para freio-motor, tal como na Maverick.
Painel tem tela 4K gigante
De acordo com a Ford, o interior do novo Edge promete conforto e tecnologia de ponta, com uma enorme tela com resolução 4K sensível ao toque para o multimídia. A tela tem 27 polegadas, formato retangular (widescreen) e substitui praticamente todos os botões do painel central. Mas, curiosamente é gerenciada pelo sistema Sync 2.0, enquanto lançamentos recentes – como a picape grande F-150 – já usam o software Sync 4.0.
Só que a tela do painel de instrumentos é comum, com 12,3″. Logo à frente, o volante acumula a maior parte das teclas físicas da cabine. Além disso, um console central flutuante abriga alavanca do câmbio e bandeja de carregamento sem fio para celulares, com construção minimalista. Finalmente, o novo pacote ADAS, com assistentes semiautônomos, tem 20 funções. Teto solar panorâmico e som premium da Bang & Olufsen equipam a versão de topo.
Bancos centrais deitam automaticamente
Segundo a fabricante, o Edge L tem 7 lugares na configuração 2-2-3. Primeira e segunda fileiras contam com poltronas individuais, enquanto a terceira é inteira e bipartida, com mais três lugares. Entretanto, a segunda fileira é diferenciada, e tem a opção de reclinar eletricamente os bancos e elevar os apoios de pés ao toque de um botão.
Por enquanto, não há dados sobre o porta-malas, nem preços para o consumidor chinês. Ainda assim, o Ford Edge L terá a versão padrão e uma ST, mais esportiva. Mas vale lembrar que o SUV Edge ST, importado do Canadá com 335 cv e 5 lugares, saiu de linha no Brasil em 2021. E esse novo Edge seria uma ótima opção para o mercado brasileiro.