Quando se fala em Ford Escort, a primeira coisa que se deve pensar é no esportivo XR3, em sua versão conversível, ícone dos anos 80 e 90. Entretanto, a vida do modelo é bem mais ampla e antiga que isso, tendo suas origens na Inglaterra, ainda nos anos 1970. Com rica história e variantes esportivas de sucesso, uma delas, a RS, foi trazida de volta do passado com um extenso retrabalho mecânico, por ‘módicos’ US$ 373 mil.
Poupando-lhe o esforço, isso se traduz em R$ 2,2 milhões, em conversão direta. Esse é o preço pedido pela empresa americana Boreham Motorwork, responsável pelo projeto, que inclusive teve autorização da Ford para existir, por exemplo. O novo Escort RS será limitado, para a tristeza dos fãs mundo afora, a apenas 150 unidades.
Assim, o Escort MK1 (que nada tem a ver com o primeiro Escort brasileiro, MK3), usa carroceria de aço, mais leve que a original, e também mais rígida. Além disso, não poupou-se nada em uso de fibra de carbono, presente no capô, detalhes internos e na tampa do porta-malas. Isso contribui para o baixíssimo peso do modelo, de apenas 800 kg.
Ford Escort RS ‘atualizado’ tem mais potência e carroceria leve
Por fora, muito do visual do Escort RS original acabou preservado, mas há detalhes modernos inseridos. Um desses exemplos são os faróis de LED retangulares, bem como as rodas aro 15 polegadas. Por dentro, o mantra é o mesmo, com detalhes que respeitam a originalidade, mas acrescentam itens como ar-condicionado, bancos concha, rádio moderno e mais. Do clássico, o câmbio manual de cinco velocidades com engates dog-leg (primeira marcha à esquerda e abaixo), acabou mantido.
Sob o capô, há duas opções de motor: uma versão atualizada do Ford Twin-Cam do modelo, com 182 cv, e outro 2.1, quatro cilindros, de 296 cv. O novo conjunto tem bielas de aço, injeção de combustível avançada, controle eletrônico do acelerador, escape de titânio personalizado e pesa menos de 85 kg. Na suspensão, o RS usa McPherson na dianteira e eixo rígido de alumínio e titânio na traseira, bem como diferencial traseiro de deslizamento limitado.
Por fim, com distribuição de peso quase perfeita (55:45) e potentes freios a disco nos quatro cantos, o modelo especial tem garantia de dois anos ou 32 mil km. Isso é um alívio para quem deseja aproveitar ao máximo o esportivo, por exemplo.
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