Depois de 11 anos, a parceria entre a Ford e o piloto Ken Block chegou ao fim no comecinho deste ano. E enquanto o norte-americano não revela seus planos futuros, uma coisa é certa: três modelos de sua coleção irão a leilão.
Na vitrine “Ken Block Collection”, da LBI Limited, há dois Fiesta, o ST RX43 e o ST GYM3. Este último, de 2011, participou do terceiro vídeo da famosa série “Gymkhana”. Ele é, a princípio, o primeiro modelo criado por meio da parceria com a Ford. Mas o principal integrante deste time é o mítico Ford RS200, de 1986. O modelo não é apenas um carro de rally do Grupo B, mas um exemplar (dentre 24) com as modificações EVO.
No total, o carro de número 80 de apenas 200 produzidos para atender aos requisitos de homologação do Grupo B tem mais de 500 cv extraídos do motor 2.1 Evolution Spec Turbocharged de 4 cilindros ajustado pela Cosworth. Na prática, chega aos 100 km/h em 3 segundos. O chassi foi feito pelo engenheiro de Fórmula 1, Tony Southgate.
E para ter esse canhão na garagem de casa, o interessado vai precisar desembolsar nada menos que US$ 550 mil (3,110 milhões, na conversão direta). Se a procura for grande, aliás, esse valor pode subir ainda mais.
Ford Fiesta só sob consulta
Ambos os Fiestas da vitrine Ken Block Collection são movidos por motores turboalimentados de 2,0 litros. A potência máxima é de 600 cv – de acordo com as especificações do Supercar RallyCross Global, no caso do RX43. Tem, ainda, tração nas quatro rodas e caixas de câmbio sequenciais. Os hatches apimentados rompem a barreira dos 100 km/h em nada mais que 2 segundos. O GYM3 é supostamente capaz de gerar 850 cv de potência com um ajuste diferente, mas Block preferiu a banda de torque oferecida com a calibração menos agressiva. Os valores de ambos os hatches estão disponíveis apenas sob consulta.