28/10/2016 - 5 minutos de leitura.

Ford estende garantia de câmbio Powershift para 10 anos

Montadora comunicou proprietários de Fiesta, EcoSport e Focus que cobertura do componente foi ampliada para 10 anos ou 240 mil km

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Depois de anos de problemas com os consumidores por causa dos defeitos do câmbio Powershift, transmissão automatizada de duas embreagens que equipa os modelos Fiesta, EcoSport e Focus, a Ford está tomando providências para reverter o desgaste causado. A montadora está enviando cartas para os proprietários desses modelos estendendo a garantia de fábrica do componente de 3 para 10 anos – ou 240 mil km rodados, o que ocorrer primeiro.

O chamado Programa de Extensão da Garantia se aplica apenas a unidades dos três modelos fabricadas entre 17 de maio de 2012 e 30 de junho de 2015 e prevê que, em caso de problemas causados pelo módulo de controle de transmissão (TCM), a substituição do item será feita gratuitamente em uma concessionária da marca.

Continua depois do anúncio

O comunicado expressa que é importante que o diagnóstico seja feito pela autorizada, pois o reparo gratuito proporcionado pela garantia estendida será feito apenas caso os sintomas relatados tenham origem em defeito no TCM.

A Ford reconhece que os carros em questão “podem apresentar intermitência gradual de comunicação entre o módulo TCM e a transmissão, que se inicia de forma mais pontual e se torna mais frequente com o uso continuado do veículo”. Caso isso ocorra, diz a carta, o consumidor “perceberá alteração do tempo de troca das marchas, dificuldade de partida e, se a transmissão não for reparada, poderá ocorrer perda de potência com o uso prolongado do veículo.”

Um grande número de leitores do Jornal do Carro tem enviado reclamações à coluna Defenda-se manifestando problemas com o câmbio Powershift. Nos anos de 2014 e 2015, a coluna recebeu em média uma queixa a cada 23 dias, o que motivou a elaboração de uma reportagem publicada em 9 de dezembro de 2015. De lá para cá, novos relatos nesse sentido continuam chegando à coluna.


Boa parte das queixas descreve trepidações e vibrações no câmbio, consideradas anormais pelos leitores. Em alguns exemplares, a caixa falha entre as passagens de marcha ou demora a responder. Há, ainda, relatos de perda de força, especialmente em aclives, e até de pane, com o travamento completo e a impossibilidade de engatar as marchas.

Alguns leitores disseram à reportagem que a concessionária criava dificuldades para a troca da embreagem, limitando-se a fazer ajustes eletrônicos ineficazes, e que, quando o serviço era finalmente autorizado, tinham de esperar meses até que a fábrica enviasse as peças para o reparo.

Na época, a Ford respondeu ao Jornal do Carro que estava providenciando uma extensão da garantia do câmbio, mas apenas para unidades fabricadas até 30 de agosto de 2013. Mas agora a resolução final se apresentou bem melhor.


Notícias relacionadas

Notícias

Smart mostra SUV elétrico com tamanho de Mercedes-Benz GLB

Notícias

Audi Q7 e Q8 PHEV ganham mais potência para 2024

Mercado

Nissan faz promoção e quer vender 250 Frontier na Agrishow

Lançamentos

Omoda 7 tem 1250 km de autonomia e inspiração no universo gamer

OFERTAS 0KM
De R$ 94.190,00 por R$ 86.990,00 OU

Hyundai HB20S Comfort Plus MT

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

De R$ 149.990 por R$ 132.990,00

Hyundai Creta Limited Safety

De R$ 137.990 por versões a partir de R$ 123.890 com a valorização na troca do seu usado.

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

VER TODAS AS OFERTAS