Ford Explorer tem nova geração revelada

Modelo aparece antes do Salão de Detroit e vem ainda mais recheado de tecnologia; versão ST terá até 405 cv

explorer
Sexta geração do Explorer terá motores de até 405 cv Crédito: Foto: Ford/Divulgação

A Ford enfim revelou a nova geração do Explorer, um de seus SUVs de maior sucesso no mercado norte-americano. O modelo será a estrela da marca no Salão de Detroit, no EUA, e ganhou desenho mais esportivo que o anterior, ainda que mantenha perfil semelhante ao carro que sai de linha.

A linha de cintura ficou mais alta e o carro parece mais baixo e esportivo. A dianteira tem faróis horizontais e a grade ficou mais alta, dando imponência extra ao modelo. As linhas já haviam sido adiantadas pelo Police Interceptor, a versão desenvolvida especialmente para uso policial.

As maiores mudanças, no entanto, estão no interior. O painel é totalmente novo, com ar minimalista. O console é dominado por uma nova tela sensível ao toque de 10,1 polegadas e posição vertical. Ela é opcional em algumas versões e fica bem destacada no painel, como um tablet acoplado ao topo da peça. A central multimídia maior acompanha o cluster de instrumentos digital com 12,3 polegadas. As variantes mais simples têm tela de oito polegadas.

As versões de topo Limited têm como destaque a terceira fileira de bancos operada eletricamente, som com alto-falantes da Bang&Olufsen e carregador sem fio para smartphones. A versão mais cara Platinum traz ainda teto solar duplo e bancos de couro perfurado.

Sob o capô, o novo Explorer tem algumas opções de motor. A gama começa no 2.3 turbo de quatro cilindros com 304 cv e 42,3 mkgf de torque. Uma das maiores novidades é que as versões 4X2 passam a ter tração traseira. O câmbio é automático de dez marchas. Mesmo o 2.3 pode ter tração integral opcionalmente.

Quem precisar de mais força pode optar pelos Explorer com o V6 turbo de 3,0 litros e 370 cv. Com o motor mais potente, o modelo pode puxar até 2.540 quilos no reboque.

A Ford confirmou que o modelo deverá ganhar versão híbrida. A montadora ainda não dá detalhes, mas a nova opção poderá usar a motorização do Police Interceptor, com um 3.3 V6 acoplado a um motor elétrico.

VÍDEO DA SEMANA: O SEGREDO DO SUCESSO DO JEEP COMPASS

 

Explorer esportivo

Além do híbrido, a Ford também vai lançar uma versão esportiva, a ST. Segundo rumores, o modelo usará uma versão biturbo do V6, com 405 cv e 55 mkgf.

A nova geração do Explorer também traz vários sistemas de segurança ativa. O pacote de itens chamado Co-Pilot360 tem assistentes anticolisão, aviso de proximidade do carro da frente e frenagem automática de emergência. Há monitor de pontos cegos e de faixa de rolamento e farol alto automático. O SUV pode ainda ser equipado com controle de cruzeiro adaptativo e até frenagem automática em marcha ré.

A versão de topo Platinum pode receber o assistente de estacionamento Active Park Assist 2.0. O sistema pode estacionar o Explorer sem que o motorista precise acionar freios, volante ou câmbio.


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas