CLEIDE SILVA
A Ford vai construir uma segunda fábrica na Bahia, desta vez para a produção de motores. O prédio será instalado no complexo industrial de Camaçari, próximo à linha de montagem de Fiesta e EcoSport, e terá capacidade para 210 mil unidades ao ano. O investimento que será anunciado hoje ao governador Jaques Wagner na cerimônia da instalação da pedra fundamental é de R$ 400 milhões.
O projeto está inserido no plano de R$ 4,5 bilhões que o grupo vai aplicar no Brasil até 2015. Será a primeira fábrica de motores automotivos no Nordeste. A Ford também foi a primeira montadora a ter linha de produção na região, há dez anos. Em breve, a JAC se instalará em Camaçari e a Fiat em Goiana (PE).
De acordo com o diretor de assuntos corporativos da Ford, Rogelio Golfarb, o motor a ser feito na Bahia “traz avanços do ponto de vista do meio ambiente e eficiência energética.”
É provável que seja uma família de motores com a tecnologia chamada pela matriz do grupo de EcoBoost. A Ford já tem um propulsor de 2 litros com esse recurso e vai lançar em abril um 1.0 para o novo Focus na Europa.
O motor poderá equipar o novo compacto que a marca fará em São Bernardo do Campo (SP) até 2015.