A Ford foi comedida na reestilização do Fiesta 2018. Ao contrário da mudança profunda que a montadora promoveu na Europa – onde o hatch estreou nova geração -, por aqui as alterações foram cosméticas. O modelo, que chega às lojas em dezembro para enfrentar concorrentes inteiramente novos, como Volkswagen Polo e Fiat Argo, mudou pouco.
Externamente, a mudança mais importante está na dianteira. Por dentro, a maior novidade é a central multimídia. Os preços da linha 2018 partem de R$ 56.690 (SE 1.6 manual) e chegam a R$ 75.190 (Titanium Plus 1.6 automático). Na linha 2017, os preços variam entre R$ 53.660 e R$ 73.990.
Na frente, a grade do tipo colmeia substitui os frisos horizontais do modelo atual. Com isso, o hatch ganhou aspecto mais esportivo, reforçado pelo para-choque redesenhado, com mais vincos, maior abertura na parte inferior e novo formato para a moldura dos faróis de neblina. A versão Titanium recebeu luz diurna e lanternas de LEDs.
Internamente, finalmente o modelo recebeu central multimídia Sync 3, com tela de 6,5 polegadas. O sistema é avançado e já está presente no Focus e no EcoSport. Permite espelhamento de smartphones com sistemas Android Auto e Apple CarPlay. No entanto, a tela é menor que a da concorrência: no Argo, ela tem 7″; no Polo, 8″.
Entre as alterações não visíveis no interior, a Ford informa que há novos reforços estruturais na
carroceria, para melhorar a proteção em caso de impactos laterais, além de bancos com novas espumas e suspensão recalibrada, para maior conforto.
A mecânica (motor e câmbio) não mudou. O Fiesta continua com o motor 1.6 16V Sigma flexível, de até 128 cv, além do 1.0 turbo Ecoboost, a gasolina, de 125 cv. Este último é exclusivo da nova versão Style, de visual mais esportivo.
Ao contrário do que a Ford fez com o EcoSport, não há opção do motor 1.5 de três cilindros e 137 cv. Da mesma forma, o câmbio continua a ser o automatizado sequencial de dupla embreagem e seis marchas (o utilitário-esportivo recebeu um automático convencional, com conversor de torque).
A transmissão manual de cinco marchas está disponível nas duas versões de entrada, SE e SEL.
Preços e principais equipamentos
SE 1.6: R$ 56.690
Vem com rodas de aço aro 15″, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, central multimídia Sync 1, sensor de estacionamento traseiro e farol de neblina.
Style SE 1.6: R$ 59.590
Acrescenta rodas de liga leve aro 16.
SE Plus 1.6 AT: R$ 62.390
Câmbio automatizado de seis marchas, central multimídia Sync 3, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e vidros elétricos nas quatro portas.
SEL 1.6: R$ 61.090
Ar-condicionado digital e rodas de liga leve de 16 polegadas.
SEL 1.6 AT: R$ 65.390
Câmbio automatizado de seis marchas.
Style Ecoboost AT: R$ 69.790
Titanium 1.6 AT: R$ 71.190
Sistema de navegaçao, câmera de ré, bancos parcialmente de couro, faróis com luzes diurnas de LED.
Titanium Plus 1.6 AT: R$ 75.190
Bancos de couro, sete air bags, chave de presença, botão de partida, faróis e limpadores automáticos.
Ford Fiesta 2018
Ford Fiesta Style Ecoboost
Ford Fiesta 2018
Ford Fiesta Style Ecoboost
Ford Fiesta 2018
Ford Fiesta Style Ecoboost
Ford Fiesta 2018
Ford Fiesta Titanium Plus
Ford Fiesta 2018
Ford Fiesta Titanium Plus
Ford Fiesta 2018
Ford Fiesta Titanium Plus
Ford Fiesta 2018
Ford Fiesta Titanium Plus
Ford Fiesta 2018
Ford Fiesta Titanium Plus
Ford Fiesta 2018
Ford Fiesta Titanium Plus