
Leandro Alvares, de Florianópolis
Lançada há cerca de três meses, a segunda geração do Ford Fusion terá em março opção de motor bicombustível – atualmente há apenas o 2.0 turbo com injeção direta de gasolina. A versão de entrada, que deve responder por metade das vendas da linha, parte de R$ 92.990 e tem pacote único de equipamentos.
O motor do sedã mexicano é o mesmo da picape Ranger: 2.5 de até 175 cv e 24,2 mkgf com etanol. Na prática, dá agilidade ao Fusion, que atinge altas velocidades com rapidez e silêncio e tem desenvoltura em retomadas e ultrapassagens.
O consumo de combustível deve gerar queixas. Ao rodar 100 km em trecho urbano e rodoviário, o computador de bordo cravou média de 6,5 km/l.
A transmissão automática de seis marchas é a mesma da versão a gasolina. Os engates são quase imperceptíveis de tão suaves e a caixa compreende as exigências do motorista sem “pensar” muito, seja para acelerar ou reduzir a velocidade – a esperteza aumenta no modo S, esportivo.
É uma pena não haver aletas atrás do volante para trocas sequenciais. Essa tarefa só é possíveis por um botão, nada prático, na alavanca de câmbio.
A posição de dirigir é outro bom destaque. Graças aos ajustes elétricos dos bancos da frente e à regulagem de altura e profundidade da coluna de direção (com assistência elétrica bem calibrada), o motorista não encontra dificuldade para se acomodar. O volante tem botões para comandar som, computador de bordo, telefone…
O Fusion oferece campo de visão amplo, mas os retrovisores externos requerem atenção por causa da área convexa no canto superior do espelho. Segundo a Ford, a ideia era facilitar a vida do motorista, mas o aparato acaba atrapalhando.
O conforto é outro ponto forte do sedã. Por causa dos pneus de perfil alto calçados em rodas de 17”, a versão flexível é ainda mais macia que a gasolina – que tem rodas de 18”.
As suspensões independentes conferem boa estabilidade e filtram com competência as irregularidades do piso sem deixar o sedã muito duro. É possível ousar nas entrada de curvas pois o mexicano conta com sistemas eletrônicos de estabilidade e tração. Como a distância em relação ao solo é pequena, a dianteira raspa com facilidade em valetas e lombadas.
Três pessoas viajam com conforto no banco de trás, pois o carro tem bons 2,85 metros de entre-eixos. Apenas passageiros com mais de 1,85 metro de altura correm risco de raspar a cabeça no forro do teto.
Pacote de itens de série é bem recheado
Os R$ 20 mil de diferença para a versão Titanium (com motor 2.0 a gasolina) não tornam a nova opção menos atraente quando o assunto são os itens de série. Assim como a de topo, ela é muito bem equipada.
O pacote inclui assistente de partida em rampa, freios ABS, oito air bags, sensor de obstáculos traseiros e câmera de ré, retrovisores fotocromáticos, sistema de abertura das portas por código, medidor de pressão dos pneus, navegador GPS, ar-condicionado acionado por comando de voz e tela de 8 polegadas sensível ao toque, entre outros. O único opcional é o teto solar, por R$ 4 mil.
No Fusion Titanium, claro, a lista de equipamentos é maior. A mais, há itens como sensor de estacionamento dianteiro, sistema de leitura da faixa de rolamento, controle de velocidade adaptativo e hastes no volante para trocas de marcha.
Do lado de fora, a distinção entre as duas configurações pode ser feita pelas rodas e o escapamento, de apenas uma saída na versão bicombustível. Na Titanium, ele é duplo.
Com três anos de garantia, o Fusion 2.5 Flex promete ser generoso no plano de manutenção. De acordo com informações da Ford, até os 30 mil quilômetros as revisões totalizam R$ 1.144. E há apólice de seguro oferecida em parceria com a Mapfre que custa R$ 3.365 para qualquer perfil de cliente.
A próxima novidade da linha será a versão híbrida, cujo lançamento está previsto para junho. Segundo informações da fabricante, o sedã importado do México tem baterias de íons de lítio e pode rodar até 100 km/h utilizando somente o motor elétrico. O novo Fusion Hybrid será mais barato que o da geração anterior, que era tabelada a R$ 133.900.
A Ford oferecerá uma nova opção do Fusion Titanium com tração só na dianteira por R$ 99.990. São R$ 13 mil a menos que o preço da versão vendida hoje, com tração integral.
Viagem feita a convite da Ford