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Ford Galaxie completou 50 anos do início de produção
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Ford Galaxie completou 50 anos do início de produção

Em 16 de fevereiro de 1967, a Ford lançou o Galaxie, primeiro automóvel de luxo do Brasil

22 de fev, 2017 · 4 minutos de leitura.

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 Ford Galaxie completou 50 anos do início de produção
Ford Galaxie chegou oferecendo exclusividades como ar-condicionado e direção hidráulica
As rádios tocavam sucessos da Jovem Guarda, o cruzeiro novo substituía as notas de cruzeiro, e na vitrola Nara Leão surpreendia interpretando a música “A Banda”, de Chico Buarque. Foi nesse ambiente que, no dia 16 de fevereiro de 1967, a Ford lançou o Galaxie 500, primeiro automóvel de luxo produzido no Brasil. O sedã grande acaba de completar 50 anos no País.

Com muito espaço em seus dois bancos inteiriços, e itens de conforto como direção hidráulica e ar-condicionado, o sedã se destacava da frota nacional, formada basicamente por Fusca e DKW. Por isso, passou a ser o sonho de consumo da alta sociedade.

Em um anúncio de lançamento, entre as diversas qualidades espalhadas pelo enorme sedã de 5,4 metros, a empresa destacava o rádio “transistorizado de alta fidelidade, com três faixas de onda, convenientemente localizado no painel”. O volante era imenso, útil especialmente no caso de o carro não trazer a direção hidráulica (opcional), e o velocímetro horizontal tinha escala até 200 km/h.

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O motor era um 4.5 V8 com 166 cv. Com ele, o Galaxie era capaz de ir a 150 km/h e de rodar 6,3 km com 1 litro de gasolina, segundo a Ford.

Em três versões, o modelo permaneceu em produção até abril de 1983, totalizando cerca de 77 mil unidades em 16 anos. A razão do fim de linha foi a crise do petróleo, que inviabilizou a venda de carros “gastões”.

LTD e Landau. Dois anos após a consolidação do pioneiro Galaxie 500, a Ford lançou a versão LTD, ainda mais luxuosa, e que trazia opcionalmente, pela primeira vez em um carro nacional, câmbio automático (três marchas). A transmissão vinha associada a um V8 maior (4.8) e a potência foi elevada a 193 cv.


Na linha 1971 chegou o Landau, o mais luxuoso da gama. Além do teto de vinil (como no LTD), ele tinha vidro traseiro menor, que garantia maior privacidade. Por dentro, havia aplicações de jacarandá no painel e nas portas.

Em 1976, o visual mudou bastante: os faróis, que ficavam na vertical, passaram a ser horizontais, mesmo formato das lanternas. O motor V8 foi para 5 litros e 202 cv. Esse propulsor (conhecido como 302) teve uma versão a álcool, lançada em 1980. A partir de 1982, o modelo só foi produzido na versão Landau.


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