A primeira vitória da Ford nas 24 horas de Daytona, nos EUA, aconteceu em 1966. Agora, 55 anos depois, a marca lançou uma releitura moderna do clássico que realizou o feito. Trata-se do GT Heritage Edition que, assim como o modelo original GT40 MK II, tem pintura da carroceria nas cores branca, preta e vermelha.
O capô do GT Heritage Edition é feito em fibra de carbono, assim como as capas dos espelhos retrovisores. Nas portas e aerofólio, vêm estampado o número ’98’, em alusão à numeração do modelo da década de 1960.
As rodas de 20 polegadas de alumínio forjado são pintadas em tom prateado e, opcionalmente, podem ser confeccionadas em fibra de carbono. Detalhes vermelhos também nas pinças de freio monobloco, da marca Brembo.
Do lado de dentro, mais detalhes em vermelho. Bancos (de competição) e as borboletas para troca de marcha são pintados neste tom. No mais, todo o habitáculo – incluindo volante e painel – são revestidos em Alcântara. Os painéis das portas podem ser de fibra de carbono aparente com detalhes exclusivos, como opcional.
Para se mover, o GT Heritage Edition tem o mesmo motor da versão base: 3.5 V6 biturbo de 660 cv de potência.
Coisa de cinema
A vitória do Ford GT nas 24 Horas de Daytona, em 1966, foi mostrada no filme “Ford x Ferrari”. Os pilotos Ken Miles e Lloyd Ruby lideraram a corrida que a Ford dominou com o 1º, 2º, 3º e 5º lugares, dando início a uma temporada de ouro para o Ford GT40 MK II. O modelo também venceu em Sebring e Le Mans (1º, 2º e 3º).
E tem mais exclusividade
Outra novidade é a nova série Ford GT Studio Collection, que permite personalizar o carro com sete cores padrão, além de outros toques exclusivos. O pacote é limitado a 40 modelos – fabricados entre 2021 e 2022. Sem preços divulgados, o Ford GT 2021 tem entregas previstas para o início do ano que vem. A produção da linha será encerrada em 2022.