O Ford Ka acaba de atingir a cifra de 1 milhão de unidades fabricadas no Brasil. Modelo de entrada da marca, ele foi lançado no País em 1997 e já está na terceira geração. Hoje, ele é produzido na fábrica da Ford em Camaçari (Bahia), de onde é exportado para outros países sul-americanos, e também está presente no México, na Europa e na Índia.
Ao longo de seus 20 anos de vida, o modelo foi reposicionado. Na primeira geração ele era um autêntico city car, adaptado às demandas do público jovem europeu – mas pouco adequado ao público brasileiro, desacostumado ao diminuto espaço interno dos subcompactos.
Na atual, surgida em 2014, o Ka cresceu e se tornou um hatch compacto bem mais versátil, capaz de atender às necessidades de uma família – condição fundamental para deslanchar no mercado brasileiro. O modelo passou a oferecer também configuração sedã, batizada de Ka+.
Em suas três gerações, o modelo trouxe alguns itens até então inéditos para o segmento, como direção elétrica, som com comandos de voz e Bluetooth, controles eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e sistema de conectividade com assistência de emergência. Várias séries especiais trouxeram itens de personalização e estilo com proposta ora urbana, ora esportiva, ora aventureira.
Relembre os principais marcos da trajetória do Ford Ka:
1997 – Início de venda da primeira geração, produzida em São Bernardo do Campo (SP). Opções eram os motores 1.0 de 51 cv e 1.3 de 60 cv, ambos da família Endura.
2000 – Introdução do motor 1.0 Zetec RoCam de 65 cv.
2001 – Surgem a versão esportiva XR, com motor Zetec RoCam 1.6, e a edição limitada Black.
2002 – Reestilização traseira, com pára-choques de linhas retas, nova tampa do porta-malas e lanternas verticais. Linha 2003 traz a versão de entrada One e a esportiva Action 1.6.
2003 – Atualizações de estilo na grade dianteira e console central. 200 mil unidades vendidas.
2008 – Lançamento da segunda geração, como modelo 2009, com nova carroceria, espaço para cinco ocupantes e motores flexíveis RoCam 1.0 e 1.6.
2009 – Versão ST traz pacote de itens de apelo esportivo.
2010 – 500 mil unidades vendidas. Surgem os kits de apelo urbano (ST) e aventureiro (Trail).
2011 – Visual atualizado na linha 2012, com grade dianteira trapezoidal. Surge a versão Sport 1.6. 750 mil unidades produzidas.
2012 – 850 mil unidades fabricadas no Brasil.
2014 – Lançamento da terceira geração, com projeto global desenvolvido no Brasil, novos motores 1.0 (de três cilindros e 85 cv) e 1.5 (110 cv) e opção de configuração sedã (Ka+).
2016 – Início da exportação para a Argentina.
2017 – Lançamento da versão aventureira Trail, com “proposta off-road leve”, nas palavras da montadora. Produção no País atinge 1 milhão de unidades.