.jpg)
E chegamos ao câmbio de dez marchas! Quando todo mundo achava que a transmissão de nove marchas (presente em modelos da Mercedes-Benz, Jeep e Range Rover, por exemplo) já estava de bom tamanho, eis que as norte-americanas Chevrolet e Ford apresentam uma nova caixa de câmbio, com uma marcha a mais.
No caso da Ford, a nova transmissão está na linha 2017 da picape F-150. O veículo mais vendido dos Estados Unidos já havia inovado em 2014, graças à carroceria de alumínio. Até então, nenhum veículo de alto volume de vendas havia empregado o material na carroceria.
Agora, ela passa a ser a primeira picape da categoria com dez marchas.
Para que o motorista nunca se esqueça que está dirigindo um carro com tantas marchas, a Ford instalou um mostrador no painel indicando na vertical qual marcha está acionada. Ele é do tipo “contagem regressiva”, como os usados no lançamento de foguetes.
O novo câmbio trabalha com o motor EcoBoost 3.5 de segunda geração, que gera mais de 62 mkgf de torque, o maior entre os motores V6.
As três últimas marchas do câmbio são do tipo overdrive (sobremarcha), e voltadas para economia de combustível.
O sistema foi projetado para funcionar junto com o start-stop, item de série da picape. Esse conjunto garante maior torque desde as baixas rotações até o regime de pico do motor, ideal para cargas e reboques pesados.
Além da Ford, a Chevrolet também utiliza a transmissão de dez velocidades no Camaro ZL1. A curiosidade é que o desenvolvimento da nova caixa foi feito conjuntamente entre as duas concorrentes.