Freio de estacionamento eletrônico foi uma boa inovação nos automóveis. Em vez de puxar uma alavanca (que por sua vez acionava um cabo de aço), modelos modernos ganharam uma tecla, que trava as rodas traseiras ao ser acionada. Entre as vantagens, o dispositivo dispensa regulagem, economiza espaço no console e em alguns casos aplica os freios automaticamente, quando se coloca o câmbio em park. Mas há uma desvantagem: o sistema não permite travamento intencional e controlado das rodas traseiras, recurso que os pilotos fazem em manobras de drift.
Ok, não é todo mundo que faz esse tipo de manobra. E quem faz não o faz todo dia. Mas o importante é que a Ford pensou nas minorias. A empresa anunciou o lançamento do primeiro freio de mão eletrônico inspirado em ralis, para equipar o novo Focus RS.
O sistema, chamado Drift Stick, foi desenvolvido pelo time de engenharia da Ford Performance, e ganhou o apelido interno de “wicked stick”, algo parecido com “alavanca terrível”. O equipamento será um acessório oferecido na América do Norte a partir do mês que vem.
De acordo com o diretor global da Ford Performance, Dave Pericak, futuramente o sistema poderá ser aplicado em outros veículos da divisão esportiva.
O “drift stick” é uma alavanca de alumínio instalada entre o banco do motorista e a alavanca do câmbio manual. Ao ser puxada, ela desacopla a tração traseira (o Focus RS tem tração integral) e aplica o freio para bloquear as rodas traseiras, provocando a derrapagem.
Para desenvolver o sistema, a Ford contou com a consultoria do piloto de rali Ken Block, famoso por seus vídeos virais Gymkhana e um dos maiores usuários do freio de mão hidráulico em carros de rali. O vídeo de demonstração está aqui: