O Ford Maverick está completando 45 anos de lançamento no Brasil com nada menos que 7.384 unidades ainda sobreviventes no estado de São Paulo de acordo com o Detran-SP. A capital concentra o maior número, com 2.667 unidades registradas no município. Campinas vem em segundo lugar, com 322 Maverick registrados.
O modelo foi lançado em 1973 para concorrer com o Chevrolet Opala, mas nunca chegou muito perto do sucesso do GM. Por aqui, chegou com motores de seis e oito cilindros e três versões, Super, Super Luxo e GT. Ainda em 1973 foi lançada a versão sedã, vendida apenas nas versões mais luxuosas.
+ Conheça a página do Jornal do Carro no Facebook
A versão de entrada custava o equivalente a R$ 25 mil em valores atualizados. Já a GT com motor V8 partia de cerca de R$ 36 mil. Hoje em dia, unidades bem conservadas ou restauradas podem custar muito mais.
Apenas dois anos após o lançamento, o motor de seis cilindros em linha foi substituído por um 2.3 de quatro cilindros, mais eficiente. No mesmo ano, o V8 de 5,0 litros e 140 cv passou a ser opcional mesmo no esportivo GT.
Vida curta
No total, foram produzidas 108.106 unidades entre 1973 e 1979. Seu concorrente Opala teve vida bem mais longa e permaneceu em linha até 1992 quando o último modelo saiu da fábrica da GM em São Caetano do Sul.