Não é novidade que o circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha,seja referência em testes de durabilidade e desempenho para esportivos, com várias marcas testando seus modelos na pista. Contudo, a novidade está no novo líder entre os modelos americanos a dar a volta mais rápida no circuito: o Ford Mustang GTD.
A informação foi divulgada pela Ford na última terça-feira (10). O Mustang mais rápido da história cumpriu uma volta completa no ‘inferno verde’ em 6m 57,685s, sob o comando do piloto Dirk Muller. Assim, o esportivo GTD é o sexto modelo de produção a quebrar a barreira dos 7 minutos.
Além disso, o feito coloca o modelo como cumpridor da meta estabelecida pelo CEO da Ford, Jim Farley, em agosto do ano passado.
“A equipe por trás do Mustang GTD usou o que aprendemos em décadas na pista e projetou um supercarro que pode competir com os melhores do mundo”, afirmou Jim Farley. “Estamos orgulhosos de ser a primeira montadora norte-americana a ter um carro capaz de completar uma volta em Nurburgring abaixo de sete minutos. Mas não estamos satisfeitos, sabemos que o Mustang GTD pode render muito mais. Por isso, voltaremos.”
Ford Mustang GTD tem 815 cv de força e peças de caça a bordo
O modelo tem emprestada da versão GT3, e se traduz em um motor V8 5.2 com supercharger e cárter seco, capaz de gerar 815 cv de força. Tal musculatura é controlada por um câmbio de dupla embreagem de 8 marchas no eixo traseiro. Além disso, para baixar o peso, usa fibra de carbono em itens como teto, capô, para-lams e até no eixo cardã.
Por fim, a suspensão ativa funciona junto de rodas de alumínio forjado ou magnésio (opcional), com pneus largos de 345 mm atrás e 325 mm na frente. Não bastando a exclusividade, utiliza itens reaproveitados de caças F-22 Raptor em sua interna, como as borboletas do câmbio e o seletor giratório, por exemplo.