A Ford registrou uma patente nos Estados Unidos de sistema que permite mostrar propagandas personalizadas na tela do multimídia do carro. A inteligência artificial presente no equipamento será capaz de modular a frequência e tipo de anúncio que irá para tela no painel.
Contudo, um registro de patente não significa a sua concretização. Conforme a montadora, o documento serve mais como proteção dos direitos autorais da ideia. Assim, não há planos, por enquanto, para a implantação da tecnologia nos modelos da marca. As informações são do Ford Authority, site que publica novidades relacionadas à marca.
Como funciona o gerenciador de anúncios da Ford
A ferramenta da Ford será capaz de ler dados sobre o funcionamento dos veículos. Na prática, funciona como os algoritmos dos celulares, que captam informações dos usuários para customizar anúncios de forma “mais assertiva”, com base nos interesses e necessidades.
Por exemplo, a tecnologia será capaz de ler dados como velocidade e localização e destino em curso no GPS. Isso ajudará a definir o tipo e quantidade de anúncios, bem como o momento de mostrar as publicidades. A depender do trecho em que o veículo trafega, o sistema pode interromper a exibição da propaganda para evitar distrações e possíveis acidentes.
Por fim, a tecnologia faz a leitura dos sons dentro do carro. Por exemplo, quando identifica vozes no automóvel, há uma espera para exibir o anúncio. Isso poderá garantir, então, uma maior atenção à transmissão da chamada.
A patente de propagandas personalizadas ganhou o primeiro registro em fevereiro de 2023. A tev sua publicação agora em agosto deste ano no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA. Em 2021, a Ford teve uma ideia parecida e entrou com um pedido de patente de uma tecnologia capaz de ler outdoors nas estrada e, posteriormente, exibir de propagandas. Mas o projeto não saiu do papel.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!